Introdução

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Iporá tem como objetivo possibilitar aos alunos o desenvolvimento de competências e habilidades conceituais e procedimentais, que os capacitem a atuar profissionalmente como analistas e desenvolvedores de sistemas, capazes de planejar e desenvolver softwares para computadores. Um dos principais mecanismos de atuação do Analista de Sistemas está relacionado com a criação e execução de software. E se faz necessário a formação humana de profissional atento a tais questões.

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Com o perfil adquirido, o Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas terá competência para: projetar, desenvolver, implantar e manter sistemas de informações; dominar aplicativos e ferramentas para desenvolvimento de sistemas e recuperação de informações; desenvolver projetos de redes de computadores atenta às técnicas de segurança das informações; utilizar linguagens de programação visual, orientadas a objeto e eventos; desenvolver soluções voltadas à INTERNET/Web; administrar meios e recursos relacionados às atividades de informática e TI; transmitir e difundir novas tecnologias nas áreas da informática adequando-as às necessidades das organizações.

O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas poderá atuar profissionalmente nas áreas de suporte técnico, de programação e de análise e desenvolvimento de sistemas, seja de forma autônoma ou em empresas privadas de todos os portes, bem como no serviço público.

Sobre as aulas

A metodologia de ensino das matérias previstas para o curso, além dos tradicionais recursos de exposição didática, estudos de caso, dos exercícios práticos em sala de aula, dos estudos dirigidos, independentes e seminários, inclui mecanismos que garantirão a articulação da vida acadêmica com a realidade concreta da sociedade e os avanços tecnológicos.

Matriz Curricular

Tipo: Modalidade: Metodologia de Ensino: Duração: Período(s) Oferecido(s):
Graduação-Tecnólogo Presencial Híbrido 05 Semestres Matutino
Noturno

Coordenação

Aline dos Santos Sousa

Currículo

Graduada em Administração com ênfase em Marketing, especialista em Gestão Empresarial, Mestre Desenvolvimento e Planejamento Territorial. Coordenadora do Curso de Bacharelado em Administração e Cursos Tecnólogos da Faculdade de Iporá . Compõe o Núcleo Docente Estruturante da Faculdade de Iporá, Docente na Faculdade de Iporá no curso de Direito desde 2015. Foi professora substituta do Instituto Federal Goiano – Campus Iporá de 2016 a 02/ 2018 das disciplinas de Administração Rural, Dinâmica do Agronegócio,entre outras . Propondo -se a pesquisar sobre gestão,empreendedorismo, economia solidária, desenvolvimento rural e discutir as questões ligadas ao desenvolvimento regional e desenvolvimento sustentável .Possui experiência em administração de empresas no setor varejista e de serviços., foi instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (eixo de gestão) durante 02 anos, professora da Faculdade Antares de Ensino Superior de 2011 a 2013, ministrando principalmente temas voltados a Gestão de pessoas, Teoria Geral da Administração, Marketing,Empreendedorismo e Responsabilidade Social, Economia Empresarial.

Introdução

O Curso Superior Tecnologia em Gestão do Agronegócio, tem por objetivo formar profissionais por meio de um conjunto de conhecimentos e ferramentas que favoreçam o desenvolvimento de competências e habilidades que os tornam capazes de propor soluções e resolver problemas complexos, inseridos no processo administrativo da gestão, e lhes proporcionam aquisição de níveis de competitividade e de legitimidade frente às transformações que vêm ocorrendo no âmbito interno e externo das organizações de saúde.

O Curso superior de Tecnologia em Agronegócios visa a formação de profissionais capacitados a compreender e administrar diversos processos do agronegócio brasileiro, desenvolvendo planos e estratégias de ação. Serem capazes de tomar decisões empreendedores e desenvolver capacidade de liderar utilizando adequados sistemas de liderança e gestão do trabalho de equipe nas organizações agroindustriais.

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O Curso superior de Tecnologia em Agronegócios propicia a formação de profissionais capacitados a compreender e administrar diversos processos do agronegócio brasileiro, desenvolvendo planos e estratégias de ação. A capacidade de tomar decisões é uma exigência ao gestor moderno. Serão empreendedores, capazes de liderar utilizando adequados sistemas de gestão e trabalho em equipe nas organizações agroindustriais.

O tecnólogo em Gestão de Agronegócios terá como área de atuação as granjas, as empresas de produtos agrícolas, as empresas de pesquisa agropecuária, as cooperativas agrícolas, pequenas e médias propriedades rurais, assistência técnica rural, os estabelecimentos agro-pastorais que operam nos ramos de negócios rurais, repartições públicas e privadas que atuam com atividades rurais e órgãos ambientais.

Sobre as aulas

A metodologia de ensino escolhida pauta-se na síntese entre fórmulas tradicionais e inovadoras de viver os conteúdos acadêmicos. Dessa forma, tem-se um parâmetro de distribuição entre atividades teóricas e práticas de forma tal que a teoria venha a sustentar a prática e quando egressa almeja-se que a fórmula seja invertida, que o Gestor no Agronegócio consiga que aproximadamente 30% de seu tempo sejam consumidos por atividades teóricas (como aperfeiçoamentos, oficinas, leituras, outros cursos) e que a prática seja a tônica principal, objetivo máximo de quase todos os profissionais.

As disciplinas Oficinas de I, II, Plano de Negócio Hospitalar I e II e a Optativa, são desenvolvidas como atividades práticas, no curso superior de tecnologia em Gestão no Agronegócio, uma vez que os alunos atuam de forma integrada, ampliando os conteúdos adquiridos nas aulas teóricas.

O desenvolvimento destas atividades práticas atenderá as particularidades e necessidades do processo de ensino-aprendizagem do Gestor Hospitalar. Estas atividades são realizadas aos sábados, com teorias, práticas, dias de campo e visitas técnicas e eventualmente poderão ser oferecidas durante a semana em período diurno.

Primeiramente, o Tecnólogo em Gestão no Agronegócio deve aprofundar-se em questões básicas do universo acadêmico geral, necessária para desenvolver todas as disciplinas que serão tomadas posteriormente. Sem essa formação propedêutica corre-se o risco de formar um profissional sem os pilares básicos da compreensão acadêmica. Especificamente a disciplina Fundamentos da Gestão no Agronegócio,aborda a prática profissional em gestão no Agronegócio.

Matriz Curricular

Tipo: Modalidade: Metodologia de Ensino: Duração: Período(s) Oferecido(s):
Graduação – Tecnólogo Presencial Híbrido 08 Semestres Matutino
Noturno

Coordenação

Aline dos Santos Sousa

Currículo

Graduada em Administração com ênfase em Marketing, especialista em Gestão Empresarial, Mestre Desenvolvimento e Planejamento Territorial. Coordenadora do Curso de Bacharelado em Administração e Cursos Tecnólogos da Faculdade de Iporá . Compõe o Núcleo Docente Estruturante da Faculdade de Iporá, Docente na Faculdade de Iporá no curso de Direito desde 2015. Foi professora substituta do Instituto Federal Goiano – Campus Iporá de 2016 a 02/ 2018 das disciplinas de Administração Rural, Dinâmica do Agronegócio,entre outras . Propondo -se a pesquisar sobre gestão,empreendedorismo, economia solidária, desenvolvimento rural e discutir as questões ligadas ao desenvolvimento regional e desenvolvimento sustentável .Possui experiência em administração de empresas no setor varejista e de serviços., foi instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (eixo de gestão) durante 02 anos, professora da Faculdade Antares de Ensino Superior de 2011 a 2013, ministrando principalmente temas voltados a Gestão de pessoas, Teoria Geral da Administração, Marketing,Empreendedorismo e Responsabilidade Social, Economia Empresarial.

Introdução

O curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental tem por objetivo formar profissionais com visão integrada do meio ambiente, que possam minimizar e gerir os problemas ambientais em diversos segmentos da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de sua região e para a melhoria da qualidade de vida.

Mercado

O tecnólogo em Gestão Ambiental poderá exercer funções de agente de educação ambiental, agente de análise econômica ambiental, agente de proteção ambiental, agente de avaliação ambiental e agente de conservação ambiental. Suas atividades poderão ser desenvolvidas em Organizações não Governamentais; Prefeituras; Indústrias (pequenas, médias e grandes); Empresas de Saneamento Urbano; Unidades de Conservação (parques nacionais e ecológicos, áreas de preservação); Instituições Públicas e Privadas (Escolas, Faculdades, Universidades, Ibama, Icmbio Ministério do Meio ambiente, Agência Nacional da Água, Secretaria Nacional de Recursos Hídricos, Secretarias Estaduais e Municipais de Meio Ambiente); Ministérios Públicos Federal e Estadual; Sebrae; Senai; FIEG; Federações da Agricultura, Órgãos de Assistência Técnica e Extensão Rural; Conselhos Profissionais Nacionais e Regionais; Escritórios e Empresas de consultoria. Assim, ao egresso almeja-se que viva pessoalmente e profissionalmente referenciado pela máxima ambientalista: “pensar globalmente, e agir localmente”, ou seja, que consiga vislumbrar horizontes amplos e converta seus longínquos olhares na transformação de realidades locais.

Sobre as aulas

A metodologia de ensino escolhida pauta-se na síntese entre fórmulas tradicionais e inovadoras de viver os conteúdos acadêmicos. As disciplinas apresentam-se com uma carga teórica e outra prática desenvolvidas paralelamente. Sabendo-se das necessidades de flexibilidade, sugere-se que, aproximadamente 70% das atividades sejam desenvolvidas em sala de aula e 30% fora da sala de aula, podendo variar de acordo com cada conteúdo programático. Dessa forma, tem-se um parâmetro de distribuição entre atividades teóricas e práticas de forma tal que a teoria venha a sustentar a prática e quando egressar, almeja-se que a fórmula seja invertida, que o Gestor Ambiental consiga que aproximadamente 30% de seu tempo seja consumido por atividades teóricas (como aperfeiçoamentos, oficinas, leituras, outros cursos) e que a prática seja a tônica principal, objetivo máximo de quase todos os profissionais.

Matriz Curricular

Tipo: Modalidade: Metodologia de Ensino: Duração: Período(s) Oferecido(s):
Graduação – Tecnólogo Presencial Híbrido 4 Semestres Matutino
Noturno

Coordenação

Aline dos Santos Sousa

Currículo

Graduada em Administração com ênfase em Marketing, especialista em Gestão Empresarial, Mestre Desenvolvimento e Planejamento Territorial. Coordenadora do Curso de Bacharelado em Administração e Cursos Tecnólogos da Faculdade de Iporá . Compõe o Núcleo Docente Estruturante da Faculdade de Iporá, Docente na Faculdade de Iporá no curso de Direito desde 2015. Foi professora substituta do Instituto Federal Goiano – Campus Iporá de 2016 a 02/ 2018 das disciplinas de Administração Rural, Dinâmica do Agronegócio,entre outras . Propondo -se a pesquisar sobre gestão,empreendedorismo, economia solidária, desenvolvimento rural e discutir as questões ligadas ao desenvolvimento regional e desenvolvimento sustentável .Possui experiência em administração de empresas no setor varejista e de serviços., foi instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (eixo de gestão) durante 02 anos, professora da Faculdade Antares de Ensino Superior de 2011 a 2013, ministrando principalmente temas voltados a Gestão de pessoas, Teoria Geral da Administração, Marketing,Empreendedorismo e Responsabilidade Social, Economia Empresarial.

Introdução

O Curso Superior Tecnologia em Gestão Hospitalar tem por objetivo formar profissionais por meio de um conjunto de conhecimentos e ferramentas que favoreçam o desenvolvimento de competências e habilidades que os tornam capazes de propor soluções e resolver problemas complexos, inseridos no processo administrativo da gestão, e lhes proporcionam aquisição de níveis de competitividade e de legitimidade frente às transformações que vêm ocorrendo no âmbito interno e externo das organizações de saúde. O objetivo central deste curso é contribuir para a humanização do atendimento hospitalar bem como tornar viável a gestão de forma a tender a globalização e os anseios dos investidores nesta área. Simular modelos administrativos de forma que satisfaçam as necessidades permanentes de evolução no âmbito de conhecimento específico.

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O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar deverá reunir competências e habilidades para desenvolver processos de gestão logística de um hospital, policlínica, clínica, ambulatório de pronto-atendimento, posto de saúde, laboratório ou de programas como o de Saúde da Família, por meio de uma administração tecnológica, bem como a organização e manutenção de recursos e instalações físicas, inclusive serviços básicos de infraestrutura hospitalar ou de outras organizações de serviços de saúde.No final do curso os discentes deverão ser capazes de:

  • Demonstrar um amplo conhecimento dos temas relacionados à gestão em saúde, no contexto brasileiro e internacional, com especial referência à gestão de serviços públicos e privados, assim como de organizações do setor de saúde supletiva;
  • Demonstrar habilidades necessárias para trabalhar de modo competente nos níveis gerenciais intermediários e superiores das organizações do campo da saúde;
  • Analisar políticas, estabelecer objetivos e definir resultados para organizações de saúde;
  • Desenvolver planos e projetos, assim como determinar cursos de ação, dentro de uma perspectiva estratégica.

Sobre as aulas

A metodologia de ensino das matérias previstas para o curso, além dos tradicionais recursos de exposição didática, estudos de caso, dos exercícios práticos em sala de aula, dos estudos dirigidos, independentes e seminários, inclui mecanismos que garantirão a articulação da vida acadêmica com a realidade concreta da sociedade e os avanços tecnológicos. No Curso Tecnologia em Gestão Hospitalar, de acordo com os princípios democráticos advindos das políticas institucionais, buscar-se-á constantemente um escopo metodológico que permita ao corpo docente o exercício de sua autonomia de aprendizado e o controle de seu próprio processo de trabalho, perspectiva esta, própria da sociedade moderna em sua cultura e produção globalizada. Nesse sentido, os Projetos Interdisciplinares são essenciais para constituir essa autonomia de aprendizado, afinal o aluno buscará apreender de maneira autônoma os conhecimentos de mundo e da sua área.

Matriz Curricular

Tipo: Modalidade: Metodologia de Ensino: Duração: Período(s) Oferecido(s):
Graduação – Tecnólogo Presencial Híbrido 8 Semestres Matutino
Noturno

Coordenação

Aline dos Santos Sousa

Currículo

Graduada em Administração com ênfase em Marketing, especialista em Gestão Empresarial, Mestre Desenvolvimento e Planejamento Territorial. Coordenadora do Curso de Bacharelado em Administração e Cursos Tecnólogos da Faculdade de Iporá . Compõe o Núcleo Docente Estruturante da Faculdade de Iporá, Docente na Faculdade de Iporá no curso de Direito desde 2015. Foi professora substituta do Instituto Federal Goiano – Campus Iporá de 2016 a 02/ 2018 das disciplinas de Administração Rural, Dinâmica do Agronegócio,entre outras . Propondo -se a pesquisar sobre gestão,empreendedorismo, economia solidária, desenvolvimento rural e discutir as questões ligadas ao desenvolvimento regional e desenvolvimento sustentável .Possui experiência em administração de empresas no setor varejista e de serviços., foi instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (eixo de gestão) durante 02 anos, professora da Faculdade Antares de Ensino Superior de 2011 a 2013, ministrando principalmente temas voltados a Gestão de pessoas, Teoria Geral da Administração, Marketing,Empreendedorismo e Responsabilidade Social, Economia Empresarial.

Introdução

O Curso Superior Tecnologia em Gestão Hospitalar tem por objetivo desenvolver competências associadas à utilização dos métodos e técnicas modernas da área de gestão aplicadas aos recursos humanos – especificamente as funções e sub funções ligadas ao planejamento dos processos de recursos humanos, ciclos de pessoal e ao controle e gestão de recursos humanos. O curso, além de desenvolver a formação tecnológica, criará condições para que o aluno desenvolva a sua capacidade de aprender a aprender, aprender a fazer, aprender como e por que fazer; o seu nível de organização pessoal e no trabalho; a sua habilidade de interagir em equipe e facilidade de adaptação a novos contextos; a sua capacidade de criatividade; espírito inovador; de liderança; de iniciativa; habilidade de articulação; capacidade de organização, de decisão, de síntese, de crítica, de trabalhar sob pressão, de liderança; ousadia; senso prático; habilidade empreendedora e consciência de cidadania e princípios éticos.

Mercado

Esse profissional, o tecnólogo, analisa o mercado, constantemente, podendo planejar as estratégias e gerenciar as relações entre os funcionários e a empresa; coordenar os processos de seleção e admissão; os planos de carreira/os programas de incentivo (implantação e implementação de planos de carreira e programa de benefícios); de treinamento e de capacitação dos profissionais da empresa; desenvolver estratégias de mercado; definir, analisar e cumprir as metas da organização – através de pesquisas, avaliação e desempenho dos recursos humanos, para detectar novas tendências e buscar novas oportunidades de ampliação dos negócios, estabelecendo parcerias com departamentos da empresa e prestadores de serviços (agências terceirizadas de recrutamento, seleção e treinamento), com o objetivo de otimizar os processos das atividades de recursos humanos.

Sobre as aulas

o Tecnólogo formado pela Faculdade de Iporá – FAI cursará os componentes curriculares da matriz curricular com as seguintes práticas pedagógicas:

  • Aulas expositivas com a utilização de recursos multimídia;
  • Estudo e discussão de casos oriundos da área de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, com abordagem interdisciplinar;
  • Estudo de conhecimentos transdisciplinares e do núcleo básico a partir de uma perspectiva interdisciplinar e não desvinculada da realidade;
  • Expectativas de estudos autônomos dos discentes a partir de pesquisas de campo e/ou teóricas;
  • Desenvolvimento de aulas práticas em ambientes de ensaio ou no próprio mercado de trabalho;
  • Desenvolvimento e apresentação de seminários sobre temas específicos de cada disciplina abordando, sempre que possível, conteúdos interdisciplinares.

As visitas técnicas também constituem excelente oportunidade para consolidação dos conceitos teóricos apresentados em aulas expositivas, pois, os desenvolvimentos destas atividades possibilitarão a capacitação dos alunos para desempenharem responsavelmente às atividades profissionais com uma visão crítica e holística sobre as questões pertinentes à área do curso e à realidade do mercado de trabalho.

Matriz Curricular

Tipo: Modalidade: Metodologia de Ensino: Duração: Período(s) Oferecido(s):
Graduação – Tecnólogo Presencial Híbrido 4 Semestres Matutino
Noturno

Coordenação

Aline dos Santos Sousa

Currículo

Graduada em Administração com ênfase em Marketing, especialista em Gestão Empresarial, Mestre Desenvolvimento e Planejamento Territorial. Coordenadora do Curso de Bacharelado em Administração e Cursos Tecnólogos da Faculdade de Iporá . Compõe o Núcleo Docente Estruturante da Faculdade de Iporá, Docente na Faculdade de Iporá no curso de Direito desde 2015. Foi professora substituta do Instituto Federal Goiano – Campus Iporá de 2016 a 02/ 2018 das disciplinas de Administração Rural, Dinâmica do Agronegócio,entre outras . Propondo -se a pesquisar sobre gestão,empreendedorismo, economia solidária, desenvolvimento rural e discutir as questões ligadas ao desenvolvimento regional e desenvolvimento sustentável .Possui experiência em administração de empresas no setor varejista e de serviços., foi instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (eixo de gestão) durante 02 anos, professora da Faculdade Antares de Ensino Superior de 2011 a 2013, ministrando principalmente temas voltados a Gestão de pessoas, Teoria Geral da Administração, Marketing,Empreendedorismo e Responsabilidade Social, Economia Empresarial.