BIBLIOTECA CENTRO EDUCACIONAL DE PALMEIRAS DE GOIÁS

“Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro”.

Henry Thoreau

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

1 – INFORMAÇÕES GERAIS

A Biblioteca, disponibiliza recursos tecnológicos, espaço físico, serviços e acervos, para atender a comunidade acadêmica em suas pesquisas e dar suporte ao desenvolvimento dos cursos ministrados na instituição e ao público externo previamente cadastrado.

2 – DA INSCRIÇÃO

Todos os alunos matriculados, professores e funcionários estão inscritos na biblioteca. Basta apresentar o seu cartão para utilizar-se dos serviços oferecidos pela Biblioteca.

A Biblioteca está aberta para o público em geral para consulta e empréstimo.

3 – ATENDIMENTO

Horário de funcionamento: De 2ª a 6ª das 08:30 às 22:00 h

Sábados das 8:00 às 12:00 h

4 – MATERIAIS DISPONÍVEIS

Livros, revistas, jornais, DVDs, mapas, fotos, CD-roms, disquetes, fitas sonoras, CD áudio.

5 – CONSULTA

O acervo é de livre acesso as estantes.

A Biblioteca será totalmente informatizada e dotada de sistema de fácil operação, o usuário poderá consultar, por autor, título e assunto às informações do acerco geral, fazer empréstimo.

6 – SALAS DE CONSULTA E ESTUDO

A Biblioteca está equipada com condições físicas e mobiliárias para estudo individual e em grupo e demais atividades de pesquisa e estudo.

7 – EMPRÉSTIMO

Empréstimo local e domiciliar: disponível a todos os usuários cadastrado na biblioteca.

Não será permitido empréstimo domiciliar de obras de referência, publicações reservadas para uso dos cursos e publicações de uso local (CD-Rom, DVD)

Cada leitor poderá retirar 3 (três)

O prazo de empréstimo estabelecido é de 8 (dias) dias corridos, podendo, a critério da coordenação da Biblioteca, ser estendido ou reduzido quando interesses pedagógicos ou científicos da comunidade acadêmica assim o determinarem.

8 – DEVOLUÇÃO

O usuário deverá

Devolver as publicações até a data limite do empréstimo.

Deverá apresentar o comprovante de empréstimo para o registro da devolução.

Danos e extravios de publicações emprestadas são da responsabilidade de quem os retirou, cabendo-lhe pagar o valor de mercado da publicação ou reposição da mesma.

9 – MULTA

A não devolução da publicação na data prevista no comprovante acarretará multa por dia e por publicação,a ser estipulado.

O valor correspondente à multa deverá ser recolhido na tesouraria da Instituição.

O cálculo do valor da multa é baseado no número de dias de atraso (dias corridos) multiplicado pelo número de publicações emprestadas.

10 – RENOVAÇÃO DE EMPRÉSTIMO

O empréstimo só poderá ser renovado:

. Mediante a apresentação da obra.

. Caso não haja reserva da obra

11 – RESERVA

No caso de reserva, os livros serão mantidos à disposição do solicitante pelo prazo de 24 horas, a partir de sua chegada à Biblioteca.

Quando houver diversas reservas para o mesmo livro, elas serão atendidas por ordem cronológica da datae hora do pedido.

Para consultar a Internet há necessidade de fazer reserva com antecedência no Setor de Referência.

12 – EMPRÉSTIMO ENTRE BIBLIOTECAS

Realizado de Biblioteca a Biblioteca, depende da disponibilidade da Biblioteca de origem.

O pedido deverá ser encaminhado ao Bibliotecário para análise e providências.

A Biblioteca estabelecerá convênios com outras Instituições para utilização dos seus acervos e serviços.

14 Atendimento deficientes Físicos e Visuais

Consiste num espaço aberto à prestação de serviços culturais e educacionais que visam contribuir para o desenvolvimento e a formação das pessoas cegas e com deficiência visual e física. Será prestado atendimento e orientação aos usuários no acesso à informação e à leitura através dos meios especializados.

SERVIÇOS AOS USUÁRIOS

 

 

Consulta Local Normalização Bibliográfica
Empréstimo Domiciliar Levantamento de Acervo
Serviço de Referência Pesquisa Bibliográfica
Treinamento de Usuários Sala de multimídia e informática
Visitas Orientadas Catalogação na Fonte

 

Consulta Local::

A consulta é de livre acesso ao Acervo Geral e à Seção de Referência. Na Seção de Periódicos e vídeos o usuário deve solicitar atendimento aos funcionários da biblioteca.

 

Empréstimo Domiciliar :

A quantidade de materiais emprestados e os respectivos prazos para a devolução variam de acordo com a categoria do usuário e o tipo de material emprestado, conforme consta no guia do usuário.

 

Serviço de Referência :

A Biblioteca dispõe de bibliotecários e funcionários treinados para orientar os usuários em caso de eventuais dúvidas.

 

Treinamento de Usuários :

Ao iniciar cada semestre, a biblioteca oferece um treinamento aos calouros informando sobre os recursos e serviços oferecidos pela unidade de informação, com o objetivo de interagir a comunidade de calouros despertando assim, desde o início da carreira acadêmica, o interesse pela leitura e a pesquisa. O treinamento poderá também ser oferecido para outras turmas, mediante agendamento prévio.

 

Visitas Orientadas :

Acompanhamento de visitas por uma equipe de funcionários da biblioteca que primeiramente faz uma palestra sobre Biblioteca e logo após uma visita em suas instalações físicas.

 

Normalização Bibliográfica

Auxílio quanto à normalização de trabalhos científicos e uso das normas da ABNT. A orientação é feita mediante agendamento prévio na seção de referência.

 

Levantamento de Acervo :

Recupera informações existentes sobre um determinado assunto, em qualquer tipo de documento existente na Biblioteca Calixto Guimarães, mediante a solicitação do usuário. Fornecendo ainda o relatório com referências bibliográficas.

Catalogação na Fonte

Elaboração de fichas catalográficas.

 

 

COMISSÃO DE SELEÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES

A política de seleção constitui se um processo sério e fundamental na formação de um acervo de qualidade, nesse contexto, a política de seleção e desenvolvimento da Biblioteca, visa atender os objetivos de ensino pesquisa e extensão dos cursos oferecidos.

A cada semestre ao reiniciar o processo de seleção, a bibliotecária faz uma rápida análise escrita da situação da Biblioteca, considerando: os objetivos da Instituição, currículos dos cursos oferecidos, número de alunos matriculados e número de professores, acervo existente, atualização do acervo, número de consultas por assunto e por curso, numero de empréstimos, metas propostas e atingidas.

A comissão de seleção é constituída pela bibliotecária, professores de cada curso, coordenadores de cursos, coordenação pedagógicas, direção e alunos.A biblioteca conta com  um documento próprio para a seleção e desenvolvimento da coleção.