O pedagogo trabalha as características, formas e plataformas de ensino e tem em sua essência o compromisso de garantir e melhorar a qualidade da educação. É essa a profissão dos seus sonhos? Então, estude na FAI e torne-se referência no mercado de trabalho.

O curso de Pedagogia privilegia metodologias e práticas que possibilitam o desenvolvimento de diferentes competências, propiciando uma sólida formação humana, teórica, científica e técnica. Tudo para que o profissional possa ter uma atuação competente e destacada ao mesmo tempo em que contribui para melhorar a educação em nosso país.

A formação sólida e abrangente provida pela FAI possibilita a atuação do licenciado em diferentes setores da sociedade. Se você quer se tornar um profissional especializado em estudos e ações relacionadas à ciência pedagógica e à problemática educativa, compreendendo a multidimensionalidade, as exigências e os desafios que estão colocados para o educador no mundo atual, aqui é o seu lugar. Estude na FAI e transforme o seu futuro.

Perfil do formando

Profissional especializado em ações e estudos relacionados à ciência pedagógica e à problemática educativa, compreendendo essas questões em sua multidimensionalidade, com sólida formação humana, teórica, científica e técnica e com capacitação para uma atuação competente e diferenciada na área de educação.

Mercado de trabalho

O formando tem acesso a um mercado que vai muito além da sala de aula. Ao concluir o curso de Pedagogia na FAI, você poderá atuar como:

• Professor de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental da rede pública oficial, conveniada e particular;
• Diretor, coordenador pedagógico, orientador educacional e supervisor escolar (atividades de administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica e de apoio escolar, nos quais estejam previstos conhecimentos pedagógicos);
• Professor de sala de aula regular, atendendo crianças com necessidades educativas especiais, de forma inclusiva;
• Assessor educacional em serviços de difusão cultural e de comunicação de massa: jornais, revistas, televisão, editoras, agências de publicidade;
• Assessor de recursos humanos, atuando na capacitação de pessoas e na gestão de universidades corporativas;
• Professor de educação de jovens e adultos na alfabetização e anos iniciais do ensino fundamental;
• Professor de instituições educacionais, não propriamente escolares, que atendam crianças, jovens e adultos e/ou portadores de necessidades especiais;
• Assessor, facilitador, coordenador e gestor de projetos pedagógicos em creches, ONGs, institutos e cooperativas;
• Facilitador e coordenador de projetos pedagógicos nas brinquedotecas da rede hospitalar, desenvolvendo atividades que proporcionem o bem-estar de pacientes na idade escolar.

A Licenciatura em Pedagogia fundamentada no PDI da FAI, contribui para o desenvolvimento sustentável da educação, articulando as atividades de ensino, de pesquisa e de extensão.

O curso assenta-se em padrões, práticas e procedimentos definidos com clareza e justiça na interação entre corpo docente, discente, técnico administrativo e a comunidade. Cultiva e respeita a diversidade cultural e social, manifestada por meio de ideias e opiniões.

O curso busca formar pedagogos conscientes e atuantes, que possam contribuir para superar os atuais desafios da educação e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A concepção e a estrutura do curso são pautadas, ainda, pela relação intrínseca entre políticas públicas e o mundo corporativo empresarial, o que favorece a construção de um processo educativo contínuo, cumulativo, flexível e ágil na formação do pedagogo face às condições emergentes.

Em conformidade com as diretrizes da instituição, a Pedagogia fomenta e fortalece cursos de Pós-Graduação, no sentido de sustentar a proposição da formação continuada do profissional frente às demandas que se configuram social e economicamente.

Coerente com a política de ensino da Graduação da Unisa, a articulação entre teoria e prática é pautada pela reflexão que encoraja e subsidia o desenvolvimento de habilidades e competências. Essa reflexão é promovida por meio de debates e estudos propostos aos alunos pelos diferentes componentes curriculares.

Mas, principalmente, por meio dos estágios supervisionados obrigatórios em escolas de educação básica e instituições (empresas, ONG, hospitais, etc.), que buscam consolidar o desenvolvimento das atividades profissionais com maior inserção e proximidade com a realidade laborial dos futuros pedagogos.

A concepção, a estrutura e o Projeto Pedagógico do curso contemplam as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia, bem como a legislação educacional brasileira e as demandas do mercado de trabalho.

Destaca-se como um dos pilares na implementação do curso a inserção do graduando no contexto das atividades de docência, de gestão, de pesquisa e de planejamento de projetos relativos à prática educacional. Isto ocorre por meio de ações em instituições de ensino, empresas e organizações sociais que demandam conhecimento pedagógico, bem como o acesso aos bens da cultura, da ciência e de inovações tecnológicas.

As disciplinas contemplam a atividade prática, que poderá corresponder à pesquisa, visitas técnicas, vivências e estudos de metodologias e concepções didáticas, projetos de iniciação científica, participação em congressos/seminários/simpósios, participação em atividades culturais e de responsabilidade social e, principalmente, da prestação de serviços na área educacional na Instituição e fora dela.

A Brinquedoteca da Unisa funciona como laboratório do curso, no sentido de propiciar o exercício de metodologias, a construção de materiais pedagógicos, a reflexão sobre atitudes didáticas e a monitoria para a prestação de serviços às instituições que necessitem dos conhecimentos e da prática pedagógica.

Sobre o Curso

Tipo:
Graduação – Licenciatura

Modalidade:
Presencial

Duração:
08 semestres