O Núcleo de Ensino a Distância da Faculdade de Iporá um órgão subordinado a Direção Acadêmica, para apoiar as políticas de desenvolvimento de Educação a Distância da Faculdade de Iporá, estabelecidas no Projeto Pedagógico Institucional (PPI) vinculadas ao Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) vigente 2021-2025.

É de competência do Núcleo de Ensino a Distância planejar, implementar, executar e avaliar estratégias para o desdobramento e o aperfeiçoamento de metodologias de ensino que contemplem o Ensino a Distância e o Ensino Híbrido, por meio de ações pedagógicas, tecnologias e administrativas que valorizem o ensino por meio de múltiplas linguagens.

O NEAD é responsável pela adoção e gestão de tecnologias de comunicação e informação (TIC’s)  como o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)   e Microsoft Teams, pela gestão do processo de elaboração e produção de matérias didáticos digitais.

  • Ofertas de unidades curriculares com carga horária híbridas dos cursos de Graduação;

  • Ofertas de unidades curriculares com carga horária 100% online dos cursos de Graduação

  • Ofertas de Cursos Livres de curta duração a Distância

  • Oferta de Cursos de extensão a distância

  • Oferta de cursos de qualificação a distância/híbrido para técnicos administrativos e docentes

O NEAD-FAI é constituído pela equipe multidisciplinar, coordenadores de curso, professores conteúdistas, professores formadores, tutores, coordenador de TI, técnicos administrativos, ambos coordenados por um professor efetivo do instituição com experiência na área . Atualmente o Núcleo de Ensino a Distância da Faculdade de Iporá – FAI é coordenado pela prof.ª Aline dos Santos Sousa

O ano de 2020, foi um marco para o NEAD- FAI, devido aos desafios promovidos pela pandemia do COVID-19, sendo fundamental para a implementação do modelo de ensino remoto, orientando e qualificando docentes e discentes por meio de oficinas virtuais, live, vídeos disponibilizados da Faculdade de Iporá – FAI, alcançando resultados positivos em avaliação interna realizada pelos acadêmicos dos cursos de graduação.

O NEAD também tem analisado e discutido propostas didáticas pedagógicas e tecnológicas para credenciamento da Faculdade de Iporá para ofertas de cursos de graduação e pós-graduação totalmente a distância.