Apresentação

O Curso de licenciatura em Pedagogia, tem como objetivo geral Assegurar a formação de profissionais da Educação Infantil, Básica e Médio Profissional, possuindo a docência como a base da formação do pedagogo e a unidade entre teoria e prática como princípio para a atuação do educador em espaços escolares e não escolares.

Nível

Licenciatura

Perfil do Egresso

O curso de Pedagogia traz em sua constituição epistemológica elementos teóricos investigativos do ensino, de aprendizagens e do trabalho pedagógico que se realiza na práxis social. O perfil do licenciado em Pedagogia compreende, além da apreensão destes conceitos, a de atividades pedagógicas inerentes a processos de ensino aprendizagem a compreensão de conhecimentos concernentes à gestão dos processos educativos em ambientes escolares e não escolares. O processo de ensino aprendizagem ocorre de forma dinâmica, reconhecendo que tanto aluno quanto professor ensinam e aprende, sendo o professor agente de re/educação das relações sociais e ético raciais da reorganização das funções pedagógicas e de gestão da escola.

O perfil do egresso deverá contemplar uma consistente formação teórica, diversidade de conhecimentos e de práticas, que se articulará no decorrer do curso. Dessa forma, o Pedagogo estará apto à docência, dentro de sua área de atuação prevista no Parecer 5/2005; à gestão nos preceitos amparados pela legislação nacional vigente, sob caráter democrático e analítico das políticas nacionais para educação e instituições de ensino; produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.

Mercado

O curso de Licenciatura em Pedagogia da FAI destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Idosos, e Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos e estende-se além da docência, a participação na gestão e avaliação de sistemas e instituições de ensino em geral, na elaboração, na execução, no acompanhamento de programas e nas atividades educativas.

Dados do Curso

Tipo: Modalidade: Metodologia: Duração: Carga horária total:
Licenciatura Presencial Híbrido 08 semestres 3420 horas

Matriz Curricular

Coordenação

Vilma Maria Soares Rodrigues

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú(2013), especialização em Psicopedagogia pela Faculdade Montes Belos(2010), especialização em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira(1994), especialização em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco(2006), especialização em Supervisão Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira(1997), aperfeicoamento em Pesquisa Acadêmica: Crise, Desafios e Criatividade pelo Centro de Orientação e Organização Psicanalítica(2006), aperfeicoamento em Pensar em Educação pela Jornal O Popular e SEE(2004), aperfeicoamento em PROGESTÃO – 2ª EDIÇÃO pela Secretaria de Estado da Educação(2005), aperfeicoamento em Programa de Formação de Prof. Alfabetizadores pela Secretaria de Estado da Educação(2005), aperfeicoamento em Formação Continuada de Coordenadores Pedagógicos pelo Centro Avançado de Tecnológias Sociais Ayrton Senna(2004), aperfeicoamento em Capacitação de Prof. e Técn. do Programa de Aceler pela Secretaria de Estado da Educação(2002), aperfeicoamento em Pensar – Congresso e Feira de Educação pela Jornal O Popular e SEE(2008), aperfeicoamento em Reestruturação Curricular do Ensino Médio pela Secretaria de Estado da Educação(2007), aperfeicoamento em Curso Básico de Microinformática com Internet pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial(2007) e aperfeicoamento em Congresso Pensar Educação pelo Congresso Pensar Educação(2003). Atualmente é PIV-Subsecretaria R. de Educação de Iporá da Secretaria de Estado da Educação.