Apresentação

O Curso de licenciatura em Pedagogia, tem como objetivo geral Assegurar a formação de profissionais da Educação Infantil, Básica e Médio Profissional, possuindo a docência como a base da formação do pedagogo e a unidade entre teoria e prática como princípio para a atuação do educador em espaços escolares e não escolares.

Nível

Licenciatura

Perfil do Egresso

O curso de Pedagogia traz em sua constituição epistemológica elementos teóricos investigativos do ensino, de aprendizagens e do trabalho pedagógico que se realiza na práxis social. O perfil do licenciado em Pedagogia compreende, além da apreensão destes conceitos, a de atividades pedagógicas inerentes a processos de ensino aprendizagem a compreensão de conhecimentos concernentes à gestão dos processos educativos em ambientes escolares e não escolares. O processo de ensino aprendizagem ocorre de forma dinâmica, reconhecendo que tanto aluno quanto professor ensinam e aprende, sendo o professor agente de re/educação das relações sociais e ético raciais da reorganização das funções pedagógicas e de gestão da escola.

O perfil do egresso deverá contemplar uma consistente formação teórica, diversidade de conhecimentos e de práticas, que se articulará no decorrer do curso. Dessa forma, o Pedagogo estará apto à docência, dentro de sua área de atuação prevista no Parecer 5/2005; à gestão nos preceitos amparados pela legislação nacional vigente, sob caráter democrático e analítico das políticas nacionais para educação e instituições de ensino; produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.

Mercado

O curso de Licenciatura em Pedagogia da FAI destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Idosos, e Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos e estende-se além da docência, a participação na gestão e avaliação de sistemas e instituições de ensino em geral, na elaboração, na execução, no acompanhamento de programas e nas atividades educativas.

Dados do Curso

Tipo: Modalidade: Metodologia: Duração: Carga horária total:
Licenciatura Presencial Híbrido 08 semestres 3420 horas

Matriz Curricular

Coordenação

Wanessa Cristina de Lacerda Lando

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2000). Especialista em Língua Portuguesa (2002) Mestre em Educação (2007) Gestão Estratégica Educacional (2010). Mestre em Serviço Social pela PUC (2017) Bolsista da Capes. Foi professora da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus São Luis de Montes Belos. Na UEG, possui experiência em Gestão – Foi Coordenadora de Extensão (2005), Coordenadora Pedagógica (de 2006 a 2008) e Representante da CPA/UEG(2012 até o 16 de dezembro de 2019). Pesquisadora do NEPEFE – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Fenomenologia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Iporá – FAI. Trabalha também em Cursos de Pós-Graduação com as disciplinas de Didática do Ensino Superior, Metodologia do Trabalho Cientifico, Avaliação da Aprendizagem.Tem experiência na área de Educação, infantil, fundamental,médio superior e lato senso, atuando nos seguintes temas: profissionalização docente/ação-reflexão-ação/,Metodologia Científica, Didática do Ensino Superior, Prática de Ensino, Formação de Professores; Educação Inclusiva, Diversidade e Ética.