Prof. Dr. Isaac de Matos Ponciano

Coordenador de Iniciação Científica e Tecnológica, Extensão e Cultura, e Monitoria

Contato:

e-mail: ponciano.i.m@gmail.com

Telefone: (64) 3674 3096 (ramal 233)

                                                                 Convênios & Parcerias

Logotipo Unisa EAD

INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

PICT

                    O referido programa destina-se a alunos de graduação interessados em aprimorar ainda mais o desenvolvimento crítico através da pesquisa acadêmica. O projeto será submetido (edital de processo seletivo) por um orientador(a) com mestrado ou doutorado; este docente formará uma equipe que, necessariamente, será constituída por 6 estudantes de graduação da Faculdade de Iporá.

               Um bom desempenho acadêmico do candidato, evidenciado pelo histórico escolar, é condição essencial para participação na proposta. O estudante deverá observar, ainda, se tem afinidade com o tema proposto no projeto, pois caberá a ele participar da execução, análise dos resultados e escrita de artigos, sempre orientado pelo coordenador da proposta.

Por que devo participar de uma proposta de ICT?

  A proximidade com a pesquisa, no âmbito da graduação, auxiliará o acadêmico a desenvolver: a escrita científica, o pensamento crítico, o rigor metodológico/científico, a capacidade de trabalhar em grupo e etc. Essa experiência refina a formação acadêmica clássica e auxilia na formação de um profissional mais completo com afinada capacidade de solucionar problemas.

“Para desenvolver um país é necessário desenvolver pessoas: elevar o patamar de informação disponível e prover a população de conhecimentos básicos de ciência e tecnologia, porque esses conhecimentos são centrais hoje em dia. Além disso, é necessário estimular os jovens a se tornarem profissionais da ciência e da tecnologia, para avançarmos no conhecimento existente.”

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq

                 Editais em andamento

1 – Processo seletivo de projetos de iniciação/extensão e ações extensionistas

Editais Suspensos devido a pandemia do COVID-19

                 Resultados

(Não há)

  •  Vinculado ao Programa de ICT (resultado de processo seletivo)

(em construção)

Título

Tipo

Projeto/Curso

Ano

 

  • Não Vinculado ao Programa de ICT (oriundo de projeto independente)

(em construção)

Título

Tipo

Curso

Ano

Anais

I Jornada Científica e Tecnológica FAI – ISBN 978-85-57223-69-1

II Jornada Científica e Tecnológica FAI – ISBN 978-65-5941-043-9

Título:                                                                                                                                                                  Vigência:

Equipe:

Área:

Linha de Pesquisa:

Título:                                                                                                                                                                  Vigência:

Equipe:

Área:

Linha de Pesquisa:

Aos nossos estimados discente recomendamos a visualização do curso básico sobre escrita científica. O vídeo é voltado a publicações em inglês, não obstante os conceitos abordados valem para todos os estratos de publicação.

Curso de Escrita Científica Online e Gratuito

https://youtu.be/CZR0ptpPaR0?list=PLkRY1UknxTS0exb3ccUBJS1_e0TlSozFW

Em construção…

Extenção e Cultura

PEC

                         As atividades de Extensão e Cultura da Faculdade de Iporá, no âmbito dos cursos superiores, visam realizar ações que aproximam a sociedade da comunidade acadêmica por meio de atividades extensionistas, tais como: Eventos Científicos/Extensionistas, Cursos e Oficinas de extensão, Serviços especializados a comunidade, realização de projetos de pesquisa/extensão e publicações direcionadas a sociedade.

                        Ao conectar-se mais intrinsecamente com a sociedade, a Faculdade de Iporá busca produzir uma interação mutuamente transformadora que visa não somente proposições para soluções de problemas complexos da comunidade local, como também busca remodelar a Faculdade em vista destas questões.

Pilares das ações extensionistas:

1 – Programa;

2 – Projetos;

3 – Cursos (oficinas, minicursos, etc.);

4 – Eventos;

5 – Prestação de Serviços (Lives, podcasts, etc); e

6 – Publicações (ênfase ao processo de produção).

Alguns PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS em divulgação de ações extensionistas no contexto do ensino superior no Brasil

 

1 – Expressa Extensão:

https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/issue/archive

2 – Participação:

http://periodicos.unb.br/index.php/participacao/index

3 – Em extensão

http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/index

4 – Revista Brasileira de Extensão Universitária

https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU

5 – Extensio: Revista Eletrônica de Extensão

https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio

6 – Revista de Extensão Tecnológica do IFC

http://ifc.edu.br/extensaoestagio/revistas-de-extensao-qualiscapes/

7 – Revista Guará:

http://periodicos.ufes.br/guara/index

8 – Cataventos:

http://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/Cataventos

9 – Revista Extensão & Comunidade

https://www.cefetmg.br/textoGeral/revista-extensao.html

10 – Revista Intercâmbio:

http://www.intercambio.unimontes.br/index.php/intercambio

11 – Revista Práxis:

http://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/praxis

12 – Revista de Extensão Doctum Vitória

https://revista-extensao.yolasite.com/

13 – Capim Dourado: Diálogos em Extensão

https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado

14 – Publicação:

https://revistas.unicentro.br/index.php/publicAcao

                 Editais em andamento

1 – Processo seletivo de projetos de iniciação/extensão e ações extensionistas

Editais Suspensos devido a pandemia do COVID-19

                 Resultados

(Não há)

  • Vinculado ao Programa de EC (resultado de processo seletivo)

(em construção)

Título Tipo Projeto/Curso Ano

 

  • Não Vinculado ao Programa de EC (oriundo de projeto independente)

(em construção)

Título Tipo Curso Ano

Título:                                                                                                                                                                  Vigência:

Equipe:

Linha de Extensão:

Cursos Envolvidos:

Título:                                                                                                                                                                  Vigência:

Equipe:

Linha de Extensão:

Cursos Envolvidos:

          Aos nossos estimados discente recomendamos a visualização do vídeo “O que é extensão universitária?”

https://www.youtube.com/channel/UCJJzczIo-Y3gkA24wC86_Mg

Então por que devo fazer extensão?

        Participar das ações de extensão auxiliarão o acadêmico a exercitar a habilidade de traduzir o conhecimento produzido dentro dos “muros” da Faculdade de forma tal que a sociedade possa incorporá-lo na resolução de problemas reais.

       Essa habilidade é essencial ao microempreendedor e igualmente importante nas atividades de criação e inovação. Portanto, uma formação completa necessariamente passa por ações de extensão, em que o ensino e a pesquisa são transbordados para diversos setores da sociedade de forma efetiva.

MONITORIA

PML

              O programa de monitoria é um estímulo institucional ao ensino de graduação no âmbito dos laboratórios e atividades práticas da Faculdade de Iporá. O candidato(a) a monitor(a) deverá ter cursado a própria disciplina ou equivalente. Ademais, deverá manter bom rendimento escolar.

             As vagas são disponibilizadas anualmente, normalmente no final do primeiro semestre do ano. Os acadêmicos contarão com apoio institucional e orientação de um professor. Dentre as atividades pode-se destacar treinamento específico (inerente a disciplina) e geral (currículo lattes, excel, inglês, publicação técnica e etc); ainda, o estudante terá experiência no acompanhamento das aulas sob uma nova perspectiva.

São possíveis atividades de monitoria:

1 – Acompanhamento das aulas com o docente.

2 – Leitura de textos, resumos, elaboração e aplicação de exercícios aos alunos da disciplina.

3 – Participação em plantões de atendimento para eliminação de dúvidas dos alunos a respeito de temas discutidos previamente com o docente.

4 – Participação na preparação e aplicação das atividades práticas das disciplinas.

5 – Pesquisa sobre dados que contribuam para o desenvolvimento da disciplina.

                 Editais em andamento

1 – Processo seletivo de Monitores de Laboratórios

Editais Suspensos devido a pandemia do COVID-19

                 Resultados

(Não há)

LABORATÓRIO DE ENGENHARIA

Não há monitores vigentes vinculados a Unidades Curriculares

Todos os editais foram suspensos em 2020.1 devido a pandemia do COVID-19

Título:                                                                                                                                                                  Vigência:

Equipe:

Linha de Extensão:

Cursos Envolvidos:

Título:                                                                                                                                                                  Vigência:

Equipe:

Linha de Extensão:

Cursos Envolvidos:

Em Construção…