ADMINISTRAÇÃO

O curso de Administração da FAI forma profissionais para gerir empresas e negócios de pequeno, médio e grande porte, de caráter público ou privado. Aqui, você será capacitado para ter visão generalista e crítica dos atuais problemas empresariais, preparando-se para as grandes mudanças que o mundo do trabalho enfrenta, por meio do estudo de temas importantes, como: inovação, tecnologia, negócios, ética empresarial, entre outros.

O curso é amplo e diversificado e permite o desenvolvimento de competências e habilidades para pensar estrategicamente na solução de problemas complexos; desenvolver relações interpessoais; agir na intervenção de processos produtivos e de gerenciamento; ter raciocínio lógico e aplicar a tecnologia no controle dos processos; ter atitude pró-ativa e inovadora para conduzir e efetuar mudanças; ser capaz de gerar e transferir conhecimento; elaborar, implementar e consolidar projetos; e prestar consultoria no campo da administração.

Entre os diferenciais do curso de Administração da Unisa, estão: o aprendizado em plataformas tecnológicas inovadoras; a formação de profissionais generalistas nas grandes áreas da administração; o desenvolvimento do espírito empreendedor; as relações interpessoais dentro e fora das organizações; a leitura crítica dos cenários econômicos; a tomada de decisão em simuladores e ambiente real;  e um corpo docente altamente qualificado, que conta com mestres e doutores em todas as unidades curriculares.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho é amplo, podendo o Administrador atuar na gestão de empresas públicas e privadas, organizações governamentais e não governamentais, indústrias, serviços, assim como, abrir o seu próprio negócio. O curso possibilita o amplo domínio nas áreas de planejamento e gestão estratégica de pessoas, marketing, finanças, logística e operações. A inovação e aplicação da tecnologia na gestão são marcas do profissional formado na FAI e agrega à formação prática requerida pelo mercado de trabalho.

MATRIZ CURRICULAR:

PSICOLOGIA

A Psicologia é uma ciência em construção e é também uma profissão regulamentada, pela  Lei 4119, promulgada em 27 de agosto de 1962.

O curso de Psicologia da FAI, em seus espaços de disciplinas, em suas pesquisas na Graduação e Pós-Graduação, nas publicações, participações e práticas profissionais de seus professores e nos estágios oferecidos aos alunos tem sido reconhecido por oferecer prática profissional e o conhecimento científico voltados para a construção de condições éticas e dignas de vida em nossa sociedade.

A busca contínua de excelência e responsabilidade social motiva a revisão curricular e exige que a relação da teoria e prática seja pensada como estratégia, fundamental, para uma formação flexível. Ao mesmo tempo é esta relação que fará com que a Psicologia reinvente as suas práticas ou se reveja enquanto conhecimento.

Áreas de atuação

O curso capacita o profissional para a intervenção em instituições e situações diversas, tais como: instituições educacionais (escolas, creches, entidades sócio-educativas etc.), instituições de saúde e/ou saúde mental (hospitais, centros de saúde, ambulatórios de saúde mental, hospitais-dia, clínicas psicológicas etc.) e ainda intervenções em qualquer instituição, na perspectiva das condições e relações de trabalho. Desenvolve, para isto, habilidades para o diagnóstico, o tratamento clínico, assessoria, consultoria, orientação e planejamento.

O momento privilegiado desta habilitação são os estágios supervisionados, obrigatórios, e dividem-se em básicos e específicos. Ao final do curso o aluno faz sua opção não Ênfases Curriculares, preconizadas pela Diretriz Curricular Nacional de Psicologia, (RESOLUÇÃO Nº 5, DE 15 DE MARÇO DE 2011). Além disto, no decorrer do curso, o estudante pode desenvolver trabalhos de pesquisa e de iniciação científica, com diversidade de abordagens, metodologias e temas.

Atividades de formação

As modalidades de atividades teóricas, práticas, ações extensionistas, atividades complementares, estágios supervisionados e trabalho de conclusão de curso destinam-se a promover a integração entre as diversas atividades realizadas pelo estudante, organizadas por semestralidade.

Este conjunto de modalidades serão um espaço para que, coletivamente, professores e estudantes programem diferentes ações que possam incorporar, desde os aspectos do aprendizado promovido nas disciplinas regulares, até aspectos do aprendizado oriundos de outras atividades (Iniciação Científica, Monitoria, participação em Congressos, realização de outros cursos, etc.).

Para que o aluno tenha mais contato com a realidade profissional que o espera, o curso de Psicologia da FAI conta com o serviço Escola de Psicologia, com capacidade para atender à formação e prática dos estudantes, durante os dez semestres do curso.

Mercado de trabalho

São inúmeras as áreas de atuação do Psicólogo, que poderá direcionar sua carreira à Psicologia Clínica, da Saúde (hospitalar, clínicas e centros de saúde), Educacional e Escolar, Jurídica e Forense, Organizacional e Empresarial, Esportiva, além de poder, também, construir uma carreira acadêmica.   O curso prepara para atuação em Neuropsicologia e Psicologia das Emergências e Desatres.
De forma transdisciplinar prepara a (o) futura (o) psicóloga (o)para atuar nas Políticas Públicas da Saúde e Políticas Públicas da Assistência Social.

MATRIZ CURRICULAR:

DIREITO

O curso teve início em 1996 e, desde então, destaca-se por possuir um corpo docente composto por profissionais altamente qualificados e atuantes no mercado, tendo o compromisso de formar advogados éticos e aptos a atender as diversas demandas sociais.

O curso prevê a formação de bacharel em ciências jurídicas, profissional comprometido com a justiça, com sólidos conhecimentos teórico/práticos, com visão abrangente da solução de litígios, comprometido com a ética na atuação profissional, com a organização democrática da vida em sociedade, com a vivência da cidadania, capacitado a influenciar nas transformações em sociedade.

O currículo do curso de Direito foi articulado para desenvolver no aluno o perfil profissional reflexivo, crítico, empreendedor, inovador, com capacidade de trabalho em equipe, com formação geral e diversificada na área jurídica, além da visão humanista, ética e solidária à participação democrática, à responsabilidade social; e, ao reconhecimento de sua individualidade.

Um diferencial do curso de Direito da FAI é a estrutura curricular, que inclui um núcleo de disciplinas integradoras que promovem a interdisciplinaridade e a interação entre a teoria e a prática, além de proporcionar e incentivar a pesquisa e extensão, tendo sempre como cenário de desenvolvimento da integração à realidade socioeconômico e cultural que permeia comunidade do seu entorno.

Mercado de trabalho

A habilitação dos profissionais preparados pela FAI observa o desempenho das funções que podem ser ocupadas pelos bacharéis em Direito, quer na esfera pública, quer na esfera privada, nas áreas pertinentes a especificidades do Direito, em um mundo cujos processos de globalização passam a exigir saberes não fragmentado, mas integrativos de vários outros saberes. Esse profissional estará capacitado para atuar na negociação, solução ou prevenção de conflitos de interesses de acordo com as medidas judiciais e extrajudiciais adequadas às demandas colocadas pela sociedade a fim de concretizar os direitos fundamentais do Estado Democrático de Direito.

MATRIZ CURRICULAR:

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

O curso de Engenharia de Produção da FAI forma profissionais generalistas, com capacidade para avaliar os problemas de forma global, com forte base científica e conhecimentos em todas as áreas da produção, considerando os aspectos humanos e sociais, econômicos, materiais, energéticos, tecnológicos e ambientais, para atender as demandas de empresas industriais e de prestação de serviços.

Todo conteúdo aprendido em sala de aula é colocado em prática por meio de diversas ações realizadas em laboratórios específicos, que possuem infraestrutura moderna e completa, e também nas semanas de estudos, seminários e demais eventos promovidos pelo curso. Com estes diferenciais, somados ao corpo docente altamente qualificado, os alunos são capacitados para:

  • Compreender as relações dos sistemas produtivos com o meio-ambiente, levando em conta a responsabilidade socioambiental;
  • Integrar recursos materiais, humanos, informações e tecnologia para melhorar processos produtivos;
  • Desenvolver projetos e viabilizar produtos, bem como seu processo produtivo para as mais variadas necessidades;
  • Elaborar processos logísticos dentro e fora da empresa;
  • Estabelecer vantagens competitivas no setor produtivo;
  • Administrar uma empresa com visão estratégica de manufatura e de mercado.

Mercado de trabalho

O profissional formado em Engenharia de Produção na FAI tem diversas oportunidades de atuação, já que o mercado profissional desta área está em constante crescimento. Alguns dos segmentos promissores são:

  • Indústria, comércio e agricultura;
  • Consultorias;
  • Prestação de serviços;
  • Concessionárias de serviços;
  • Organizações governamentais e não-governamentais;
  • Ensino e pesquisa.

ENGENHARIA CIVIL

O curso de Engenharia Civil da FAI forma profissionais generalistas, com base científica e conhecimentos amplos e abrangentes. Isto porque os alunos adquirem capacidade para a concepção, planejamento, projeto, execução, avaliação e manutenção de edificações e de obras de infraestrutura, considerando os aspectos humanos e sociais, econômicos, materiais, energéticos, tecnológicos e ambientais.

O curso é estruturado para que o aluno desenvolva, além de competências técnicas, atitudes e comportamentos e valores que permitam interação de forma sustentável com o meio em que vive. Com conteúdos consistentes, aliados ao corpo docente altamente qualificado, os estudantes ainda são incentivados pelo espírito criativo, investigativo e humanístico.

Todo o conteúdo aprendido em sala de aula é colocado em prática por meio de diversas ações realizadas em laboratórios específicos, que possuem infraestrutura moderna e completa, inclusive nas semanas de estudos, seminários e demais eventos promovidos pelo curso.

Os estudantes são estimulados a aplicar práticas multidisciplinares para a solução de problemas e desenvolvimento de competências para:

•    Supervisionar, coordenar e orientar tecnicamente equipes de execução, instalação, montagem, operação, reparo e manutenção;
•    Planejar, projetar, especificar e calcular;
•    Analisar a viabilidade técnica e econômica de projetos;
•    Realizar assistência, assessoria e consultoria;
•    Dirigir, executar e fiscalizar obras e serviços técnicos;
•    Realizar vistoria, perícia, avaliação, arbitragem, laudo e parecer técnico;
•    Pesquisar e elaborar processos inovadores e sustentáveis com o objetivo de reduzir a degradação e os impactos ambientais.
•    Identificar falhas e tornar a execução das atividades mais rápida, prática e eficiente;
•    Idealizar e realizar projetos, serviços, novos negócios ou mudar negócios já existentes;
•    Identificar novas tecnologias e novas oportunidades para empreender.

Mercado de trabalho

O curso de Engenharia Civil da FAI proporciona uma formação que permite o exercício de um amplo leque de atividades profissionais nas áreas de planejamento, gerenciamento, supervisão, projeto e execução de obras civis, industriais, comerciais, habitacionais e de infraestrutura.

Casas, edifícios residenciais e comerciais, hospitais e shopping centers, obras de infraestrutura como pontes, viadutos, túneis, metrôs, rodovias, ferrovias, hidrovias, portos, aeroportos, barragens e usinas de geração de energia, instalações industriais e prediais, saneamento básico e ambiental, obras para a indústria petrolífera e mineração são algumas dessas obras. Permite também a atuação em serviços autônomos, consultorias, instituições de ensino e pesquisa e em órgãos governamentais.

MATRIZ CURRICULAR:

ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

O curso de Engenharia Ambiental da FAI oferece sólida base teórica e prática com o intuito de proporcionar bagagem suficiente para o exercício da profissão, suprindo as exigências do amplo mercado de atuação nesta área.

Os estudantes são habilitados para aplicar as diversas práticas com princípios tecnológicos e para o desenvolvimento das seguintes competências:

  • Síntese e análise de problemas na caracterização e diagnóstico ambiental, elaboração de estudos de impactos ambientais, monitoramento do meio e implementação de medidas mitigadoras;
  • Compreensão dos problemas ambientais e apresentações de soluções inovadoras, desenvolvendo e adequando tecnologias para a área ambiental;
  • Capacidade para o desenvolvimento de tecnologias e elaboração de procedimentos para reduzir impactos ambientais adversos e minimizar a degradação ambiental.

Metodologia

O curso possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa, que estimula a construção do seu próprio conhecimento, por meio de diversos recursos, como vídeos, mapas mentais, estudo de casos e muito mais.

Mercado de trabalho

A Engenharia Ambiental propicia ao formando inserção rápida no mercado de trabalho, em setores como:

  • Administração pública: municipal, estadual e federal;
  • Indústria, comércio e agricultura;
  • Consultorias;
  • Prestação de serviços;
  • Concessionárias de serviços;
  • Organizações não governamentais;
  • Ensino e pesquisa.

MATRIZ CURRICULAR:

FARMÁCIA

O curso de Farmácia da FAI tem como objetivo geral formar profissionais farmacêuticos generalistas, capacitados a exercer atividades referentes aos fármacos, medicamentos e cosméticos, às análises clínicas e toxicológicas e à produção e controle de alimentos.

Como profissional de saúde, estará capacitado a desenvolver ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde tanto em nível individual como coletivo. Deverá ser capaz de aprender continuamente, tanto na formação quanto na sua prática, e ter sempre compromisso com sua educação e das futuras gerações, sem perder de vista o seu amplo campo profissional.

Nossos estudantes, possuem sua formação baseada em eixos de conteúdos (Cuidado em Saúde, Tecnologia e Inovação em Saúde e Gestão em Saúde) que permitem aos alunos um aprender diferenciado e atual, tendo como objetivo o fazer de sua futura profissão de modo construtivo.

Dessa forma, os estudantes FAI realizarão estágios em diferentes áreas da Farmácia, tais como: fármacos, cosméticos, medicamentos, assistência farmacêutica, análises clínicas, genéticas e toxicológicas e alimentos. Além disso, também vivenciarão cenários de prática do Sistema Único de Saúde (SUS) nos diversos níveis de complexidade, como em hospitais e unidades básica de saúde, com enfoque clínico e de gestão da assistência farmacêutica. Todos os estágios acontecerão durante o período matutino e/ou vespertino, para alunos do período matutino e noturno.

Mercado de trabalho

O profissional formado pelo curso de farmácia da FAI estará habilitado para atuar em mais de 135 áreas, facilitando sua inserção no mercado de trabalho.

MATRIZ CURRICULAR:

ODONTOLOGIA

O principal objetivo do curso é a formação dos estudantes não apenas para o atendimento clínico em consultórios particulares, mas em outras instituições, sejam públicas ou privadas, como integrantes da equipe de saúde, aptos a dirigir ações que visem satisfazer as necessidades da população e da defesa dos princípios das políticas públicas de saúde e ambientais. Com os conhecimentos adquiridos por meio de diversas dinâmicas utilizadas nas atividades teóricas e prático-laboratoriais, o aluno desenvolve uma visão humanística, se tornando um profissional de alto nível para atuação na área.

Mercado de trabalho

Ao se formar, o profissional terá amplas possibilidades de atuação, pois estará capacitado para praticar todos os atos pertinentes à área, junto aos ciclos de vida: crianças, adultos e idosos, com ou sem necessidades especiais, em diferentes níveis de complexidade.

A formação ainda proporciona a futura participação em equipe de saúde multiprofissional, em nível administrativo e operacional, na organização de serviços, planejamento, execução e avaliação de sistemas de saúde, dirigida a grupos populacionais. Na interação com profissionais de outras áreas, o graduado estará habilitado para o gerenciamento em diferentes setores e níveis de administração em saúde pública e em ações de vigilância sanitária e epidemiológica. Confira mais oportunidades de atuação:

  • Cirurgião-dentista, no atendimento e orientação aos pacientes;
  • Rede Pública de Saúde, integrando aos Serviços de Saúde Bucal do Sistema Único de Saúde (SUS);
  • Especialista nas diversas áreas de atuação reconhecidas como especialidade pelo Conselho Federal de Odontologia, mediante cursos de pós-graduação e aperfeiçoamento necessários;
  • Exercer atividade de ensino e pesquisa em universidades públicas, por meio de concurso ou contratação, após concluir Mestrado ou Doutorado;
  • Entre outros.

MATRIZ CURRICULAR:

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Se você deseja obter plenos conhecimentos e técnicas contábeis para atuar nos diferentes panoramas de uma empresa, faça Ciências Contábeis na FAI e torne-se um profissional capacitado para compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras de uma empresa. O curso proporciona domínio das responsabilidades funcionais, envolvendo apurações, auditorias, perícias, arbitragens e domínio atuarial e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com plena utilização de inovações tecnológicas.
Ao fazer Ciências Contábeis na FAI, você também conta com subsídios teóricos e práticos fundamentados na qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão e nos desafios do contexto socioeconômico, político e cultural. Com conteúdos que revelam abordagens nos cenários econômico e financeiro, nacional e internacional, é proporcionada a harmonização das normas e padrões internacionais de contabilidade, em conformidade com a formação exigida pela realidade do mercado de trabalho.

Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para o profissional de Ciências Contábeis é vasto e está em constante crescimento. Com a conclusão desta graduação na FAI, você estará apto a desenvolver as competências e habilidades para atuar em organizações públicas, privadas ou mistas, nas mais diversas áreas da contabilidade, em funções como: contador fiscal, contador público, gerente de custos, contador gerencial, controller, auditor independente, auditor interno, perito contador, analista financeiro e de crédito, gerente de projetos, consultor contábil-financeiro, empresário contábil, professor, pesquisador, parecerista, entre outras.

MATRIZ CURRICULAR:

PEDAGOGIA

O pedagogo trabalha as características, formas e plataformas de ensino e tem em sua essência o compromisso de garantir e melhorar a qualidade da educação. É essa a profissão dos seus sonhos? Então, estude na FAI e torne-se referência no mercado de trabalho.

O curso de Pedagogia privilegia metodologias e práticas que possibilitam o desenvolvimento de diferentes competências, propiciando uma sólida formação humana, teórica, científica e técnica. Tudo para que o profissional possa ter uma atuação competente e destacada ao mesmo tempo em que contribui para melhorar a educação em nosso país.

A formação sólida e abrangente provida pela FAI possibilita a atuação do licenciado em diferentes setores da sociedade. Se você quer se tornar um profissional especializado em estudos e ações relacionadas à ciência pedagógica e à problemática educativa, compreendendo a multidimensionalidade, as exigências e os desafios que estão colocados para o educador no mundo atual, aqui é o seu lugar. Estude na FAI e transforme o seu futuro.

Perfil do formando

Profissional especializado em ações e estudos relacionados à ciência pedagógica e à problemática educativa, compreendendo essas questões em sua multidimensionalidade, com sólida formação humana, teórica, científica e técnica e com capacitação para uma atuação competente e diferenciada na área de educação.

Mercado de trabalho

O formando tem acesso a um mercado que vai muito além da sala de aula. Ao concluir o curso de Pedagogia na FAI, você poderá atuar como:

• Professor de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental da rede pública oficial, conveniada e particular;
• Diretor, coordenador pedagógico, orientador educacional e supervisor escolar (atividades de administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica e de apoio escolar, nos quais estejam previstos conhecimentos pedagógicos);
• Professor de sala de aula regular, atendendo crianças com necessidades educativas especiais, de forma inclusiva;
• Assessor educacional em serviços de difusão cultural e de comunicação de massa: jornais, revistas, televisão, editoras, agências de publicidade;
• Assessor de recursos humanos, atuando na capacitação de pessoas e na gestão de universidades corporativas;
• Professor de educação de jovens e adultos na alfabetização e anos iniciais do ensino fundamental;
• Professor de instituições educacionais, não propriamente escolares, que atendam crianças, jovens e adultos e/ou portadores de necessidades especiais;
• Assessor, facilitador, coordenador e gestor de projetos pedagógicos em creches, ONGs, institutos e cooperativas;
• Facilitador e coordenador de projetos pedagógicos nas brinquedotecas da rede hospitalar, desenvolvendo atividades que proporcionem o bem-estar de pacientes na idade escolar.

A Licenciatura em Pedagogia fundamentada no PDI da FAI, contribui para o desenvolvimento sustentável da educação, articulando as atividades de ensino, de pesquisa e de extensão.

O curso assenta-se em padrões, práticas e procedimentos definidos com clareza e justiça na interação entre corpo docente, discente, técnico administrativo e a comunidade. Cultiva e respeita a diversidade cultural e social, manifestada por meio de ideias e opiniões.

O curso busca formar pedagogos conscientes e atuantes, que possam contribuir para superar os atuais desafios da educação e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A concepção e a estrutura do curso são pautadas, ainda, pela relação intrínseca entre políticas públicas e o mundo corporativo empresarial, o que favorece a construção de um processo educativo contínuo, cumulativo, flexível e ágil na formação do pedagogo face às condições emergentes.

Em conformidade com as diretrizes da instituição, a Pedagogia fomenta e fortalece cursos de Pós-Graduação, no sentido de sustentar a proposição da formação continuada do profissional frente às demandas que se configuram social e economicamente.

Coerente com a política de ensino da Graduação da Unisa, a articulação entre teoria e prática é pautada pela reflexão que encoraja e subsidia o desenvolvimento de habilidades e competências. Essa reflexão é promovida por meio de debates e estudos propostos aos alunos pelos diferentes componentes curriculares.

Mas, principalmente, por meio dos estágios supervisionados obrigatórios em escolas de educação básica e instituições (empresas, ONG, hospitais, etc.), que buscam consolidar o desenvolvimento das atividades profissionais com maior inserção e proximidade com a realidade laborial dos futuros pedagogos.

A concepção, a estrutura e o Projeto Pedagógico do curso contemplam as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia, bem como a legislação educacional brasileira e as demandas do mercado de trabalho.

Destaca-se como um dos pilares na implementação do curso a inserção do graduando no contexto das atividades de docência, de gestão, de pesquisa e de planejamento de projetos relativos à prática educacional. Isto ocorre por meio de ações em instituições de ensino, empresas e organizações sociais que demandam conhecimento pedagógico, bem como o acesso aos bens da cultura, da ciência e de inovações tecnológicas.

As disciplinas contemplam a atividade prática, que poderá corresponder à pesquisa, visitas técnicas, vivências e estudos de metodologias e concepções didáticas, projetos de iniciação científica, participação em congressos/seminários/simpósios, participação em atividades culturais e de responsabilidade social e, principalmente, da prestação de serviços na área educacional na Instituição e fora dela.

A Brinquedoteca da Unisa funciona como laboratório do curso, no sentido de propiciar o exercício de metodologias, a construção de materiais pedagógicos, a reflexão sobre atitudes didáticas e a monitoria para a prestação de serviços às instituições que necessitem dos conhecimentos e da prática pedagógica.

.

MATRIZ CURRICULAR:

GESTÃO AMBIENTAL

No curso de gestão ambiental  da FAI, você vai desenvolver as habilidades necessárias para planejar e executar atividades de diagnóstico ambiental, propor medidas mitigadoras e de recuperação de áreas degradadas, coordenar equipes de licenciamento ambiental, lidar com políticas e programas de educação, gestão e monitoramento da qualidade ambiental, e, ainda, vistoriar, avaliar e periciar para emitir pareceres técnicos.

Ao se inscrever neste curso superior tecnológico, você pode optar por concluir a graduação em quatro, cinco ou seis semestres, sem nenhuma perda de conhecimento de acordo com o tempo de estudo. A grade do curso a distância se divide entre o ciclo básico, formado por disciplinas teóricas, e o ciclo profissionalizante, que inclui análise e estudos ambientais, consultoria e planejamento de gestão ambiental, entre outras.

MATRIZ CURRICULAR:

GESTÃO HOSPITALAR

curso de gestão hospitalar da FAI tem a missão de capacitar o profissional para exercer funções em setores administrativos na área da saúde. Para isso, você irá aprender como coordenar processos, organizar atividades de apoio logístico hospitalar, controlar sistemas de compras, além de acompanhar indicadores de qualidade referentes ao serviço hospitalar.

Na graduação a distância você aprenderá através de aulas teóricas e práticas, que te capacitarão para solucionar questões referentes ao maquinário, processos e pessoas, sempre com uma abordagem inovadora e eficiente.

MATRIZ CURRICULAR:

GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

Desenvolver futuros profissionais capazes de lidar com a área de gestão de pessoas com inovação, empatia e eficácia. Esse é o intuito do curso superior de tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da FAI, que prepara o aluno para atuar em qualquer nível de organização e dentro de um moderno conceito de acordo as necessidades do mercado globalizado.

O objetivo da formação é preparar gestores de recursos humanos que entendam a complexidade e dinâmica dessa área, privilegiando o aperfeiçoamento de competências fundamentais para a sustentabilidade e perenidade das empresas.

Com corpo docente altamente qualificado, o curso ainda se destaca por oferecer aulas práticas, por meio de projetos integradores e atividades complementares, que visam levar o estudante ao alcance dos requisitos necessários para se tornar um profissional de sucesso.

Atuação Profissional
Os profissionais de gestão de recursos humanos, terão abordagem de estudo de todos os departamentos do RH, desde a contratação do colaborador, seus treinamento e programa de retenção de talentos. O curso explora em detalhes aspectos que auxiliam além da aplicação prática no trabalho, um desenvolvimento abrindo novas frentes e oportunidades profissionais e de carreira.

Aprendizado prático e prazo de duração são destaque
Curso superior com menor prazo de formação, apenas 2 anos, com foco na aprendizagem de assuntos práticos aplicados na profissão. Oferecemos sistema de avaliação continuada da aprendizagem e elaboração de Projeto Integrador que explora a experiência prática dos estudos, sem necessidade de elaboração de TCC.

Formação do gestor que possibilita realizar outro curso superior tecnológico em no máximo 1 ano, como diferencial no mercado e valorização profissional o que permite uma agilidade na evolução do plano de carreira em função da formação em curso superior.

Mercado de trabalho
Os alunos formados no curso superior de Recursos Humanos da FAI se tornam aptos para atuar em empresas públicas e privadas, organizações governamentais e não governamentais. Dentre as diversas atividades que poderão ser exercidas na área de recursos humanos, destacam-se:

• Consultorias e assessorias;

Disciplinas
A Graduação Tecnológica em Gestão de Recursos Humanos, com 1.600 horas, é estruturada em quatro semestres, sendo dois semestres de gestão e dois semestres de formação específica:

• Fundamentos da Administração
• Gestão de Pessoas
• Gestão Empreendedora e Inovação
• Meio Ambiente e Sustentabilidade
• Contabilidade Empresarial
• Ética, Diversidade e Direitos Humanos
• Gestão de Projetos
• Gestão Financeira
• Projeto Integrador em Gestão
• Projeto Integrador em Gestão de Recursos Humanos I
• Psicologia Organizacional
• Saúde e Segurança no Trabalho
• Organização, Métodos e Sistemas Integrados
• Treinamento e Desenvolvimento
• Legislação Trabalhista e Previdenciária
• Projeto Integrador em Recursos Humanos II
• Recrutamento e Seleção
• Rotinas de Pessoal
• Eletiva

MATRIZ CURRICULAR:

ENFERMAGEM

O curso de Enfermagem da FAI propõe uma sólida formação científica, humanista, política e ética com competência para a identificação de problemas relacionados à saúde da população e com conhecimentos, habilidades e atitudes para o pleno desempenho das atividades do profissional enfermeiro nas diversas áreas de atuação. As disciplinas se articulam de forma que o aluno vivencie a relação entre a teoria e a prática, numa constante conexão entre o conteúdo abordado em sala de aula e as atividades de pesquisa e extensão.

Formado por um corpo docente composto por doutores e mestres, o curso propõe o desenvolvimento de competências voltadas para a formação de enfermeiros que atendam ao seguinte perfil:

•    Comprometido consigo mesmo como pessoa, com o desenvolvimento constante da profissão, a melhoria permanente da assistência de saúde da população e os preceitos ético-profissionais emanados pelos órgãos reguladores do exercício da enfermagem;
•    Competente para prestar assistência de enfermagem integral em todas as fases do ciclo de vida, tanto no contexto individual e familiar como no coletivo;
•    Atuação profissional crítico-reflexiva, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

Aprendizado Prático

O curso conta com um complexo de laboratórios multidisciplinares, instalações específicas para o desenvolvimento de atividades práticas que possuem equipamentos de alta tecnologia.

O aluno realizará estágios em instituições de saúde como hospitais gerais e especializados e unidades básica de saúde, com enfoque  clínico e de gestão da assistência de enfermagem. Esses estágios acontecerão durante a  tarde para os alunos do periodo noturno e de manhã para  os alunos do periodo matutino.

Grupos de estudos e de pesquisa nas áreas de saúde da criança, da mulher e do adulto/idoso, programas de estágios extracurriculares comunitários e hospitalares e programa de tutoria são iniciativas que promovem a reflexão e o debate sobre os temas abordados nas aulas. Visando uma reflexão sobre os desafios e oportunidades da atuação do profissional de enfermagem no mercado de trabalho, da FAI ainda promove eventos científicos como seminários e semanas acadêmicas.

Mercado de Trabalho

Ao se formar na FAI, o profissional estará apto ao exercício da enfermagem nas áreas: assistencial, administrativa, ensino e pesquisa. Entre as possibilidades de atuação estão: Hospitais, Unidades Básicas de Saúde, Clínicas, Home Care (Assistência Domiciliar), Universidades, Escolas de Formação de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, Centros de Pesquisas, Atendimento Pré Hospitalar, Instituições de Longa Permanência (atendimento ao paciente Idoso) e outros empreendimentos como profissional liberal.

.

MATRIZ CURRICULAR:

AGRONEGÓCIO

No curso de graduação tecnológica em Agronegócio da FAI, o aluno estudará os aspectos técnicos, administrativos e financeiros da área, aprendendo a lidar com gestão de empresas agropecuárias, e a criar estratégias de aperfeiçoamento na produção, administração, logística e comercialização de produtos agrícolas.

Neste curso, o estudante estará capacitado a desenvolver recursos voltados às necessidades das produções e dos cultivos vegetais e animais, além de mensurar a viabilidade de negociações e investimentos nas áreas, e de estar preparado para atuar também na gestão pública, elaborando políticas de desenvolvimento agrícola e rural.

Mercado de trabalho

O tecnólogo em Agronegócio pode atuar como gestor em empresas do setor de agropecuária, comércio e indústrias de alimentos e insumos rurais, consultor independente para pequenos produtores e grandes empreendimentos rurais, ou como assessor em escritórios mediando negociações no mercado interno e externo. Além disso, o graduado pode atuar em cargos públicos, criando políticas de promoção e desenvolvimento da agricultura.

MATRIZ CURRICULAR:

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

As organizações estão cada vez mais conectadas às novas tecnologias e suas atividades precisam estar sempre integradas por sistemas de informação. O mercado de trabalho, por sua vez, apresenta constante demanda por profissionais qualificados.

Para suprir esta necessidade, a FAI adotou uma metodologia inovadora para a elaboração e estruturação do currículo de disciplinas do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Isto reflete na formação do aluno, que adquire sólidos conhecimentos teórico e prático, aliados ao corpo docente altamente qualificado.

O objetivo do curso é desenvolver no estudante a capacidade de projetar, implementar, testar, implantar, manter, avaliar e analisar sistemas computacionais de informação. Também será capaz de realizar tarefas de vistoria, realizar perícia, avaliar e emitir parecer técnico na área de tecnologia da informação. Para tanto, o curso utiliza tecnologias e ferramentas da Engenharia de Software, linguagens de programação e bancos de dados.

A infraestrutura oferecida pela FAI para este curso é composta de laboratórios de informática, com programas e equipamentos atualizados e compatíveis com as atividades educacionais, além de uma biblioteca incluindo acervo específico e atualizado.

Mercado de trabalho

A necessidade de profissionais qualificados para manipular e desenvolver as novas tecnologias é crescente. Desta forma, há grande oferta de empregos na área e as possibilidades de atuação abrangem organizações de diversos segmentos.

No mercado de trabalho o formado no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas poderá trabalhar como Analista de Sistemas em empresas e organizações em geral, podendo também atuar como coordenador de equipes de produção de softwares.

MATRIZ CURRICULAR: