Introdução

O curso superior de Administração forma profissionais responsáveis pelo gerenciamento da rotina diária de uma organização, desde o controle dos recursos financeiros, materiais e humanos ao desenvolvimento de estratégias de mercado. O administrador tem conhecimentos alargados para atuação em diversas áreas, como por exemplo, Marketing e Publicidade, Comércio Exterior, Sistemas de Informação, Gestão Ambiental, Logística, Terceiro Setor etc. A administração deve ser uma tarefa estratégica, ou seja, feita de forma estudada e de acordo com o planejamento estratégico, para obtenção de melhores resultados.

Mercado

O mercado de trabalho é amplo, os alunos podem atuar em todos os setores de uma empresa, pois possuem conhecimentos sobre planejamento estratégico, gestão financeira, gerenciamento de produção, marketing e gestão de recursos humanos. Mais de 90% dos alunos do curso trabalham ou realizam estágio.

Sobre as aulas

Durante o curso de Administração na Faculdade de Iporá – FAI o aluno terá acesso às aulas teóricas e práticas específicas. O aluno aprenderá tanto em sala de aula, como em visitas técnicas, Laboratórios e empresas parceiras.

Matriz Curricular

Tipo: Modalidade: Metodologia de Ensino: Duração: Período(s) Oferecido(s):
Graduação – Bacharelado Presencial Híbrido 08 Semestres Matutino
Noturno

Coordenação

Aline dos Santos Sousa

Currículo

Graduada em Administração com ênfase em Marketing, especialista em Gestão Empresarial, Mestre Desenvolvimento e Planejamento Territorial. Coordenadora do Curso de Bacharelado em Administração e Cursos Tecnólogos da Faculdade de Iporá . Compõe o Núcleo Docente Estruturante da Faculdade de Iporá, Docente na Faculdade de Iporá no curso de Direito desde 2015. Foi professora substituta do Instituto Federal Goiano – Campus Iporá de 2016 a 02/ 2018 das disciplinas de Administração Rural, Dinâmica do Agronegócio,entre outras . Propondo -se a pesquisar sobre gestão,empreendedorismo, economia solidária, desenvolvimento rural e discutir as questões ligadas ao desenvolvimento regional e desenvolvimento sustentável .Possui experiência em administração de empresas no setor varejista e de serviços., foi instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (eixo de gestão) durante 02 anos, professora da Faculdade Antares de Ensino Superior de 2011 a 2013, ministrando principalmente temas voltados a Gestão de pessoas, Teoria Geral da Administração, Marketing,Empreendedorismo e Responsabilidade Social, Economia Empresarial.

Introdução

O Curso Superior de Ciências Contábeis será concebido tendo como fundamento não só os princípios que norteiam e identificam esta Instituição e seu compromisso com o desenvolvimento socioeconômico das regiões na qual se insere, como também com os princípios e os fundamentos essenciais da educação. O curso possui um currículo flexível, com estratégias metodológicas diversas, de modo a poder adequar-se à realidade da nossa região, buscando aproximar o espaço acadêmico ao meio social de origem, possibilitando integração entre os interesses específicos regionais e a formação de profissionais qualificados. Neste sentido, cabe ressaltar a relevância deste aspecto, na medida em que a qualificação do indivíduo capaz de exercer cidadania se torna de suma importância quando integrada ao grupo social de ação imediata; difundindo a cultura, a ciência e a tecnologia, realizando concretamente a ligação entre a faculdade e a sociedade. É importante destacar, sobretudo, que a Faculdade de Iporá pretende, com a educação, ampliar o seu campo de alcance para o exercício da educação na sociedade brasileira como um todo, tendo em vista as demandas sociais, ratificando o papel da faculdade como agente de promoção do desenvolvimento social. A partir das bases filosóficas do curso, a inserção no mercado de trabalho não deve ocorrer de maneira passiva: o Contador que a FAI propõe-se a formar não deverá ser um simples repetidor das técnicas. Se, por um lado, é indispensável um cabedal de conhecimento e técnicas de gestão essencialmente utilitárias, por outro, a gestão organizacional contemporânea requer do Contador cultura ampla, criatividade, habilidade no relacionamento interpessoal, abertura ao novo, busca do aprendizado contínuo e visão interdisciplinar, além de conhecimentos profundos em uma ou mais áreas funcionais. Esta será a base sobre a qual o próprio discente poderá construir, como agente ativo, uma sólida formação geral e profissional, tendo em vista o desenvolvimento da capacidade de análise e percepção crítica dos fenômenos sociais, organizacionais e de mercado interligados com a habilidade para tecer juízos de valor, como também para, ativamente, promover uma seleção pragmática de oportunidades. Propõe-se com o Curso Superior de Ciências Contábeis um compromisso fundamental com o mundo do trabalho. Deste modo, adotam como princípios da ação pedagógica a construção ativa do conhecimento pelo discente através da integração entre a formação teórica, técnica e prática, tendo em vista o desenvolvimento de uma postura empreendedora e da capacitação investigativa, técnica e instrumental que viabilizem sua inserção ativa no mundo do trabalho.

Público

O curso Superior de Ciências Contábeis terá forte direcionamento para a capacitação de Contabilistas, criando as condições indispensáveis à empregabilidade do aluno em curto espaço de tempo. O curso estará voltado tanto para os profissionais que já possuem uma experiência prática e desejam aprofundar sua capacitação, quanto para aqueles que pretendem ingressar na área. O Curso Superior de Ciências Contábeis da Faculdade de Iporá possui uma carga horária de 3640, que serão distribuídas por 08 (oito) semestres.

Mercado

Conforme orientação contida nas Diretrizes Curriculares para os Cursos de Ciências Contábeis, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação – Resolução CNE/CES 10, de 16 de dezembro de 2004. O Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Iporá – FAI está estabelecido de forma a constituir em termos gerais profissionais, cidadãos, com formações generalistas e técnicas, capazes de compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, em âmbito nacional e internacional e nos diferentes modelos de organização; apresentar pleno domínio das responsabilidades funcionais envolvendo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a plena utilização de inovações tecnológicas; revelar capacidade crítico-analítica de avaliação, quanto às implicações organizacionais com o advento da tecnologia da informação. De uma maneira geral, espera-se que o egresso do Curso de Bacharel em Ciências Contábeis da Faculdade de Iporá – FAI seja capaz de atuar nas áreas de ensino, Iniciação Científica, extensão, identificação e análise da ciência Contábil, uma visão global atualizada da sociedade moderna, com competências e habilidades generalistas para participar, interferir e propor alternativas para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da sociedade, fundamentada nas Ciências Contábeis, na instrumentalização técnica e na iniciativa, com postura ética e consciência de sua responsabilidade social e valores, qualificando-os para ter ações específicas à habilitação em Ciências Contábeis. O profissional, imprescindivelmente, estará comprometido com os valores e princípios norteadores do Código de Ética do Contador.

Matriz Curricular

Tipo: Modalidade: Metodologia de Ensino: Duração: Período(s) Oferecido(s):
Graduação – Bacharelado Presencial Híbrido 08 Semestres Noturno

Coordenação

Cleuza Joana de Lima Martins

Currículo

Formação: Graduação em Letras – UEG 1989 a 1992 e Bacharel em Ciências Contábeis –FAI – 2008 a 2011. Titulação: Especialista em Consultoria e Auditoria Contábil -FAI Mestre em Ciência da Educação – LEONARDO D’VINCI

Introdução

Direito é o conjunto de normas que rege a vida do homem em sociedade. Ensinar e aprender o Direito são atividades que nos impõe indagar senão o nascimento da norma, o conceito e alcance da norma posta e a realização da justiça. A FAI e o seu curso de Direito tomam o homem como centro de suas atenções e a norma boa será aquela que zelar pelos direitos fundamentais da humanidade. É, nesse sentido, que a FAI propõe um curso de excelência que, através do ensino, pesquisa e extensão, produza conhecimentos e forme bacharéis com  espírito empreendedor  para serem agentes de mudanças da realidade sócio-juridica. OBJETIVOS: O Objetivo do Curso de Direito é formar profissionais com sólida formação humanista e vinculação à realidade nacional, com perfil empreendedor, caracterizando-se pela busca contínua da excelência do Ensino, Iniciação Científica e Extensão e  preparando os alunos para a advocacia e o exercício de funções públicas, as carreiras da Advocacia de Estado, Defensoria Pública, Ministério Público e Magistratura, além do Magistério no Ensino Superior.

Público

O Curso de Bacharelado em Direito da FAI propõe oferecer um referencial teórico-prático que considere a multiplicidade conceitual do conhecimento da ciência jurídica e as habilidades e técnicas necessárias à intervenção profissional em contexto regional e global.
A inexistência de Cursos de Direito voltados à área empresarial e à direta inserção do aluno no mercado de trabalho liberal na região de abrangência da FAI, justifica uma das relevâncias do Curso de Direito da Instituição. Ademais, o curso de Direito da FAI estará fortemente orientado a uma especificidade diferenciada que vem agregar valor, pois alia o conhecimento à prática, levando a comunidade à reflexão do seu próprio fazer para, analiticamente, aprimorar os passos já dados ou a serem dados no ramo do Direito com vistas à qualidade de vida.
Outro fator importante é que o Curso de Direito pretende formar profissionais com condições de atuar, de forma eficaz e a partir de uma formação sólida e atual, na resolução de conflitos e na transformação da realidade social por intermédio do uso de seu conhecimento acadêmico.

Para tanto, o  Curso de Bacharelado em Direito da FAI tem como público alvo:

  • Egressos do Ensino Médio;
  • Profissionais de Nível Técnico;
  • Profissionais Graduados, que desejam fazer um segundo Curso Superior;
  • Estudantes de Direito de outras faculdades que tenham interesse em fazer transferência.

Mercado

A graduação em Direito abre um enorme leque de possibilidades profissionais. O bacharel pode se tornar advogado, atuando como profissional liberal ou trabalhando em empresas públicas e privadas. Além disso, os concursos públicos para os cargos mais relevantes e com as melhores remunerações são na área jurídica. Assim, o graduado em Direito pode se tornar juiz estadual, federal ou do trabalho, promotor de Justiça, defensor público, procurador do município, do Estado, da República ou da Fazenda, tabelião ou delegado de polícia, além de serventuário da Justiça em diversas funções.

Matriz Curricular

Tipo: Modalidade: Metodologia de Ensino: Duração: Período(s) Oferecido(s):
Graduação – Bacharelado Presencial Híbrido 10 Semestres Matutino
Noturno

Coordenação

Leandro Ribeiro Miwa

Currículo

Possui Bacharelado em Direito pela (UniRV: Universidade de Rio Verde- GO.2005) e Licenciatura em Pedagogia pela (FAI: Faculdade de Iporá.2018), Especialização em Direito e Processo do Trabalho (UCAM: Universidade Candido Mendes- RJ. 2008). Especialização em Direito e Processo Civil, (UNICID: Universidade Cidade de São Paulo-SP.2009). Especialização em Direito Ambiental (UNIP: Universidade Paulista.2011) Especialização em Direito Constitucional (IBRA-SP. 2018). Especialização em Direito das Famílias e Sucessões. (DOM ALBERTO: Centro de Ensino Superior Dom Alberto- RS. 2019.) Especialização em Psicologia Jurídica. (FABRAS: Faculdade Integrada de Brasília. 2020) Mestrado em Direito e Relações Internacionais (PUC-GO: Pontifícia Universidade Católica de Goiás-2016). É Doutorando do Programa de Doutorado Acadêmico em Direito do IDP- Instituto Brasiliense de Direito Público, na linha de pesquisa Tutela Penal e Direito Sancionador no Estado Democrático de Direito. É membro das Comissões de Educação Jurídica (CEJUR), Advogado Professor e OAB/Cidadã, da OAB-Seccional Goiás. Compõe o NDE – Núcleo Docente Estruturante e Colegiado do Curso de Direito e Psicologia. É membro do Conselho de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Iporá e do Conselho Pedagógico do NPJ(Núcleo de Práticas Jurídicas). É Parecerista do Guia Faculdades da Editora Abril e do Estadão. Tem experiência em gestão acadêmica. Atuando na área do Direito, com ênfase em Direito: Constitucional, Ambiental, Civil, Trabalho e Direitos Humanos.

Introdução

O curso de Graduação em Enfermagem – FAI proporciona aos acadêmicos o aprendizado por meio de aulas teórico-práticas e laboratoriais. Além de estágios supervisionados com práticas voltadas para a rede pública e privada. Os alunos são submetidos à vivências especificas no decorrer do curso e visitas técnicas para acompanhamento de outras realidades. FORMAÇÃO CRÍTICO – HUMANÍSTICA: A Faculdade de Enfermagem – FAI fornece à seus alunos bases científicas e ideológicas necessárias à formação inicial do acadêmico, além de propiciar os conhecimentos técnicos, tecnológicos, éticos, sociais e políticos para construção e desenvolvimento das competências e habilidades especificas expressas no perfil especifico dos futuros Enfermeiros. O projeto pedagógico possui uma estrutura curricular que permite a condução do processo ensino, pesquisa e extensão, incentivando o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos. A formação do aluno é expressamente fundamentada em atividades de pesquisa e extensão. MÉTODO AVALIATIVO: O comprometimento acadêmico do aluno será avaliado de forma especifica e continua em cada disciplina cursada por meio de trabalhos, arguições, seminários, projetos, estudos de casos e exames. As avaliações teórico – práticas são organizadas em N1 e N2. EVENTOS DO CURSO: Liga Acadêmica de Anatomia Humana Projeto de extensão: Mutirão Acadêmico da Solidariedade Outubro Rosa Campanhas de Vacinação do município de Iporá Trote Solidário – FAI Semana de cursos Semana Empreendedora Semana da Enfermagem.

Público

SEMANA DE ENFERMAGEM – FAI Nos dias 16, 17 e 18 de maio aconteceu a I Semana de Enfermagem – FAI com o tema: Perfil profissional gerando o poder do cuidado. O evento contou com a participação do Enfº Esp Celiomar que ministrou uma palestra sobre perfil profissional em Centro cirúrgico e a Enfª Esp Karol Pires que falou sobre perfil profissional em Neonatologia. O grupo de teatro do IF (Itajubá) realizou uma bela homenagem aos profissionais de enfermagem. Na ocasião os acadêmicos elaboraram frases sobre enfermagem e houve a escolha de melhor frase com premiação (Kit personalizado da Faculdade de Enfermagem FAI+ livors didáticos). O encerramento do evento foi realizado com entrega de certificados e uma festa temática, denominada: “FESTA DO PLANTÃO”. Nos dias 15, 16 e 17 de maio aconteceu a II Semana de Enfermagem-FAI com o Tema: “Boas Práticas nas Dimensões do Cuidar”, Foi realizado pelos alunos Standes sobre as especializações na Enfermagem e Mini Cursos com tema: INJETÁVEIS (Enf. Midia Quirino), ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO EM SALA VERMELHA( Enf. Lilian Ferreira), PARTO HUMANIZADO( Enf. Poliana Macedo), INTERPRETAÇÃO DE ELETROCARDIOGRAMA ( Dr. Rogério). Profª Doutorando Lilian M. Ferreira Coordenadora da Faculdade de Enfermagem – FAI.

Mercado

Entre as atuações do enfermeiro estão: Enfermagem geral, Pesquisa clínica, Gestão da qualidade, Gestão de projetos, Enfermagem pediátrica, Enfermagem de resgate, Enfermagem em urgência e emergência, Enfermagem do trabalho, Enfermagem geriátrica, Enfermagem médico-cirúrgica, Enfermagem obstétrica, Enfermagem psiquiátrica, Enfermagem de saúde pública, Enfermagem Dermatológica, Enfermagem de CCIH, Enfermeiro Oncológico, Enfermagem na Geriatria, Enfermagem no Aéreo Médico, Enfermeiro Gestor, Enfermeiro Auditor. Também pode atuar na área educacional, exercendo a função de professor, preparando e acompanhando futuros profissionais.

Matriz Curricular

Tipo: Modalidade: Metodologia de Ensino: Duração: Período(s) Oferecido(s):
Graduação – Bacharelado Presencial Híbrido 10 Semestres Matutino
Noturno

Coordenação

Midiã Quirino Lopes

Currículo

Bacharel em Enfermagem, pela IESRIVER- Rio Verde-Go, Especialista em Urgência e Emergência, Enfermagem do Trabalho e Unidade de Terapia Intensiva UTI pela CEEN\PUC-GO, Doutorando em Saúde Pública pela UCES –Buenos Aires. Enfermeira Coordenadora da UPA-24HS de Iporá, Enfermeira do setor de Saúde Ocupacional.

Introdução

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Faculdade de Iporá – FAI forma profissionais empreendedores plenos e de concepção, capazes de avaliar a dimensão das alterações ambientais causadas pelas atividades do homem, considerando sua magnitude, duração, reversibilidade e natureza. Dotados ainda de sólida base de conhecimentos técnico-científicos nas áreas de Gestão Ambiental e Saneamento Ambiental para atuarem na concepção, projeto, construção, operação e gerenciamento de sistemas ambientais, de maneira a contribuírem para a conservação e recuperação do equilíbrio do meio natural frente às demandas socioeconômicas da Sociedade. Ao final do curso, os discentes tornam-se profissionais com atitude cidadã empreendedora, alicerçados em conhecimentos específicos que permitem o exercício da profissão com responsabilidade socioambiental, e capacidade de aprender a aprender e sintonia com a educação continuada.

Público

O estudante interessado em atuar no ramo de Engenharia ambiental e sanitária tem que gostar, em primeiro lugar, de física e matemática – conhecimentos presentes em abundância na atuação profissional. Concentração, liderança, agilidade, criatividade, raciocínio lógico e meticulosidade também são fundamentais para o exercício da profissão. Além disso, ter atenção aos detalhes, boa comunicação, capacidade de resolver problemas com praticidade e habilidade para trabalhar em equipe também são aspectos importantes para se destacar no mercado.

Sendo assim o público alvo do curso de Engenharia ambiental e sanitária, são estudantes do ensino médio; gestores que desejem gerenciar projetos ambientais e sanitaristas; técnicos que desejem se especializar na área socioambiental; profissionais que tenham afinidade com as questões de cunho ambiental e liderança e que almejem desenvolver-se academicamente para pesquisar, inovar, empreender e influenciar a região e o país.

Mercado

A preocupação com o meio ambiente tem crescido nos últimos anos no país, aumentando a procura pelo bacharel. A maior demanda parte de consultorias, onde este engenheiro é solicitado a atuar na área de licenciamento ambiental. Muitos graduados também abrem seus próprios escritórios para trabalhar com a emissão de licenças. Merecem destaque, ainda, a recuperação de áreas degradadas e as ações de sustentabilidade, cobradas com ênfase cada vez maior das indústrias. Grandes construtoras e empresas de energia também demandam estes profissionais, para avaliar e prevenir o impacto ambiental nas obras e manutenção das operações de hidrelétricas e termelétricas. “Uma parte dos alunos é absorvida pelo setor público, para atuar em secretarias estaduais e municipais de meio ambiente.

Matriz Curricular Antiga

Matriz Curricular Nova

Tipo: Modalidade: Metodologia de Ensino: Duração: Período(s) Oferecido(s):
Graduação – Bacharelado Presencial Híbrido 10 Semestres Matutino
Noturno

Coordenação

Bianca Christofoli Freitas Queiroz

Currículo

Engenheira Civil e Engenheira de Segurança do trabalho Especialista em Docência do Ensino Superior Mestre em Desenvolvimento Regional

Introdução

O curso de Engenharia Civil da Faculdade de Iporá – FAI forma profissionais com uma formação empreendedora apta a atender as demandas do mercado, sem negligenciar contextos sociais e ambientais específicos, proporcionando aos egressos, conhecimentos teóricos – práticos para que possam atuar crítica, empreendedora e criativamente no setor de construção civil, permitindo a compreensão dos processos de elaboração, desenvolvimento e acompanhamento de projetos ambientais, norteadas por valores éticos, pessoais e sociais. Assim como a elaboração de estudos, a gestão, projetos, análises, avaliações, vistorias, perícias e pareceres técnicos, execução e fiscalização de obras e de serviços técnicos, consultoria, planejamento e assessoria técnica, tornando o profissional apto para a inserção em setores profissionais e participação no desenvolvimento da sociedade. Com o principal compromisso desenvolver competências e habilidades, traçadas pela Resolução CNE/CES n° 11/03/2002.

Público

O estudante interessado em atuar no ramo de Engenharia Civil tem que gostar, em primeiro lugar, de física e matemática – conhecimentos presentes em abundância na atuação profissional. Concentração, liderança, agilidade, criatividade, raciocínio lógico e meticulosidade também são fundamentais para o exercício da profissão. Além disso, ter atenção aos detalhes, boa comunicação, capacidade de resolver problemas com praticidade e habilidade para trabalhar em equipe também são aspectos importantes para se destacar no mercado.

Sendo assim o público alvo do curso de Engenharia civil, são estudantes do ensino médio; gestores que desejem gerenciar projetos e obras; técnicos que desejem se especializar na área; profissionais que tenham afinidade com as questões de cunho de construção e liderança e que almejem desenvolver-se academicamente para pesquisar, inovar, empreender e influenciar a região e o país.

Mercado

A essência da Engenharia é a busca constante por soluções de problemas e aproveitamento de oportunidades, conjugando fundamentos científicos e recursos avançados, atendendo requisitos de segurança, durabilidade, funcionalidade, estética, agilidade e, principalmente, restrições orçamentárias. Assim, a atuação do engenheiro civil é bem diversificada, trabalhando com edifícios, pontes, galpões, estradas, viadutos, aeroportos, linhas de transmissão, barragens, coberturas, estações de tratamento (água e esgoto), sistemas de drenagem, túneis, bueiros, instalações, torres de telefonia, dentre outros. Como revela o órgão de fiscalização do exercício profissional das diferentes modalidades de Engenharia, o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CONFEA, que define as seguintes atividades profissionais descritas na Resolução No 1.010/2005 – CONFEA: – Gestão, supervisão, coordenação e orientação técnica; – Coleta de dados, estudo, planejamento, projeto e especificação; – Estudo de viabilidade técnico-econômica e ambiental; – Assistência, assessoria e consultoria; – Direção de obra ou serviço técnico; – Vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo, parecer técnico, auditoria, arbitragem; – Desempenho de cargo ou função técnica; – Treinamento, ensino, pesquisa, desenvolvimento, análise, experimentação, ensaio, divulgação técnica, extensão; – Elaboração de orçamento; – Padronização do controle de qualidade; – Fiscalização de obra ou serviço técnico; – Produção técnica e especializada; – Condução de serviço técnico; – Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção; – Execução de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção; – Operação, manutenção de equipamento ou instalação; e execução de desenho técnico.

Matriz Curricular Antiga

Matriz Curricular Nova

Tipo: Modalidade: Metodologia de Ensino: Duração: Período(s) Oferecido(s):
Graduação – Bacharelado Presencial Híbrido 10 Semestres Matutino
Noturno

Coordenação

Bianca Christofoli Freitas Queiroz

Currículo

Engenheira Civil e Engenheira de Segurança do trabalho Especialista em Docência do Ensino Superior Mestre em Desenvolvimento Regional

Introdução

O curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Iporá – FAI forma profissionais com uma formação empreendedora apta a atender as demandas do mercado, sem negligenciar contextos sociais e ambientais específicos, proporcionando aos egressos, conhecimentos teóricos – práticos para que possam atuar de forma crítica, empreendedora e criativa no setor técnico, com funções gerenciais e de liderança administrativa em todos os níveis da organização, envolvendo a gerência de produção, os projetos de novos produtos, os projetos de fábricas, a gestão da qualidade e produtividade, a análise de viabilidade econômico-financeira de projetos, o planejamento estratégico, a gestão da tecnologia, a gestão ambiental, o estudo de métodos de trabalhos e a otimização da eficiência de sistemas produtivos, dentre outros campos de conhecimento.

Público

O estudante interessado em atuar no ramo de Engenharia de produção tem que gostar, em primeiro lugar, de física e matemática – conhecimentos presentes em abundância na atuação profissional. Concentração, liderança, agilidade, criatividade, raciocínio lógico e meticulosidade também são fundamentais para o exercício da profissão. Além disso, ter atenção aos detalhes, boa comunicação, capacidade de resolver problemas com praticidade e habilidade para trabalhar em equipe também são aspectos importantes para se destacar no mercado.

Sendo assim o público alvo do curso de Engenharia de produção, são estudantes do ensino médio; gestores que desejem gerenciar empresas e empreendimentos inovadores; técnicos que desejem se especializar na área de gestão e organização; profissionais que tenham afinidade com as questões de cunho gerencial e liderança e que almejem desenvolver-se academicamente para pesquisar, inovar, empreender e influenciar a região e o país.

Mercado

Quanto ao mercado de trabalho, a globalização vem obrigando as empresas a reduzirem custos, aumentarem a qualidade dos produtos e serviços e melhorarem o cumprimento de prazos. O profissional pode trabalhar com a execução da distribuição dos produtos, controle de suprimentos, planejamento estratégico, produtivo, financeiro, custos, análise de investimentos, da distribuição e mercados a serem atendidos. O engenheiro de produção atua em vários setores, como: – Controle de qualidade – Engenharia do trabalho – Desenvolvimento organizacional – Planejamento e controle – Produção mecânica – Produção de materiais – Produção química – Produção elétrica – Produção civil – Empresas públicas e privadas que utilizem sistemas automatizados e de tecnologia agregada; – Empresas de serviços de engenharia (projetos: concepção e gerenciamento); – Empresas prestadoras de serviços de engenharia em eletrônica, telecomunicações, processamento de dados, controle e automação, etc; – Empresas de transportes (ferroviário, rodoviário, fluvial, marítimo e aeroespacial) para executar supervisão, gerenciamento e controle; – Empresas de treinamento técnico (atualização, escolas técnicas, universidades, etc); – Indústrias de equipamentos e implementos destinados aos sistemas elétricos e eletrônicos em geral; – Indústrias de equipamentos de supervisão, gerenciamento e controle para o setor de transportes; – Indústrias de material de emprego na defesa e aeroespacial; – Consultorias técnicas.

Matriz Curricular Antiga

Matriz Curricular Nova

Tipo: Modalidade: Metodologia de Ensino: Duração: Período(s) Oferecido(s):
Graduação – Bacharelado Presencial Híbrido 10 Semestres Matutino
Noturno

Coordenação

Bianca Christofoli Freitas Queiroz

Currículo

Engenheira Civil e Engenheira de Segurança do trabalho Especialista em Docência do Ensino Superior Mestre em Desenvolvimento Regional

Introdução

O Curso de Farmácia forma profissionais da área de saúde, com mais de 112 atribuições, dentre essas algumas privativas ao profissional farmacêutico e outras não-privativas. Fica habilitado para atuar em todas as etapas que compreendem os medicamentos incluindo a sua formulação, produção, controle de qualidade, dispensação, análise e fiscalização dos produtos farmacêuticos, assim como na produção e controle de cosméticos. Além da área de medicamentos, o curso de Farmácia permite habilitação para atuar no segmento de estética, um dos segmentos de maior crescimento no mundo, em análise e tecnologia de alimentos e no segmento de análises clínicas e toxicológicas, com ênfase no diagnóstico e prevenção de doenças.

Público

O curso tem como prioridade formar um profissional com pensamento científico, com foco na pesquisa, e com um perfil crítico, e humanista capaz de entender a sociedade onde está inserido atuando nos diversos níveis de atenção, prevenção e promoção da saúde. • método avaliativo: O comprometimento acadêmico do aluno será avaliado de forma especifica e continua em cada disciplina cursada por meio de trabalhos, arguições, seminários, projetos, estudos de casos e exames. As avaliações teórico – práticas são organizadas em N1 e N2. • eventos do curso: Liga Acadêmica de Anatomia Humana Projeto de extensão: Mutirão Acadêmico da Solidariedade Outubro Rosa Campanhas de Vacinação do município de Iporá Trote Solidário – FAI Semana de Assistência Farmacêutica Semana Empreendedora.

Mercado

A atuação profissional do Farmacêutico se dá em vários segmentos compatíveis com a formação obtida no curso, podendo por exemplo, atuação em biologia molecular; em farmacovigilância; em cosmetologia; em pesquisa clínica; no ensino superior; entre outros. Existem atribuições mais especificas de atuação como a Farmácia hospitalar que atua desde a seleção do medicamento, a compra, recebimento, conferência, controle, armazenamento, a dispensação e o uso pelo paciente. Nas análises clínicas e toxicológica pode atuar na realização de exames laboratoriais e toxicológicos, no gerenciamento de laboratórios, planejamento e gestão em serviços farmacêuticos. Pode atuar ainda na indústria de medicamentos e de alimentos, atuando na pesquisa, produção, desenvolvimento e controle de qualidade de medicamentos e no desenvolvimento de tecnologia para o controle de pragas e alimentos, acompanhando a produção, atuando no desenvolvimento de produtos, em laboratórios de controle de qualidade, em instituições de pesquisa e em órgãos públicos. E a Farmácia comunitária onde presta assistência e atenção farmacêutica primária na dispensação de medicamentos industrializados e fitoterápicos e orientação farmacêutica à comunidade.

Matriz Curricular

Tipo: Modalidade: Metodologia de Ensino: Duração: Período(s) Oferecido(s):
Graduação – Bacharelado Presencial Híbrido 10 Semestres Matutino
Noturno

Coordenação

Joyce Ribeiro do Carmo

Currículo

Graduação em Farmácia pela Faculdade Montes Belos

Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura – FABEC

Especialização em Análises Clínicas e Toxicológicas pela Faculdade Oswaldo Cruz – FOC

Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional pelo Centro Universitário Alves Farias – UNIALFA

Introdução

Odontologia é a área da saúde humana que estuda e trata do sistema estomatognático – compreende a face, região de cabeça/pescoço e cavidade bucal, abrangendo ossos, musculatura mastigatória, articulações, dentes e tecidos. Por saúde bucal, entende-se a ausência de doença estomatológica, bem como a correta função, estabilidade e até mesmo estética de todo o sistema estomatognático. Os estudos atuais mostram que a saúde bucal tem sérias implicações na saúde humana, sendo as duas indissociáveis. No Brasil a Odontologia se configura como especialidade médica autônoma, desta forma o cirurgião-dentista detém todas as prerrogativas médicas, com exceção a emissão de atestado de óbito. Essa situação ficou configurada pela Lei de regulamentação da Odontologia e após a aprovação da Lei do ato médico, na qual a Odontologia foi totalmente isentada em sua área de atuação. A formação inclui disciplinas das áreas de saúde e ciências biológicas, como anatomia, patologia, fisiologia, histologia, microbiologia, imunologia e bioquímica. As matérias profissionalizantes incluem radiologia, materiais dentários, dentística, endodontia, periodontia, cirurgia bucomaxilofacial, prótese, odontopediatria, harmonização orofacial e ortodontia. No segundo ano o discente começa a treinar restaurações e demais procedimentos em aulas práticas de laboratório, utilizando um manequim odontológico. A partir do terceiro ano o discente passa a atender pacientes na clínica da faculdade. Os últimos 2 anos do curso são focados no aprimoramento técnico e científico do discente, em que ele executa na prática todo conhecimento teórico adquirido durante o curso. Os estágios extracurriculares também fazem parte desse processo de aprimoramento do discente, permitindo vivenciar a realidade e os desafios da prática clínica fora dos muros da faculdade. Ao término dos 5 anos de curso, o discente desenvolve uma pesquisa, revisão de literatura, artigo científico ou apresentação de um caso clínico a fim de demonstrar todo seu desenvolvimento e conhecimento por meio do trabalho de conclusão de curso. 

Público

O curso de graduação em Odontologia da Faculdade de Iporá assume o compromisso de buscar o perfil do formando, conforme consta no artigo 30 da resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002: Cirurgião-dentista com formação generalista, humanística, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico. Capacitado ao exercício de atividades referentes à saúde bucal da população, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade. Profissional capaz de desenvolver a aptidão para os processos de tomada de decisão e de administração das forças de trabalho e de informação. A liderança é necessária para possibilitar o adequado trabalho nas equipes multiprofissionais. Formar cirurgiões-dentistas que liderem equipes, tendo sempre em vista o bem-estar da população, com a responsabilidade, a empatia e a habilidade para estas competências, através de conhecimentos como a contabilidade, a administração e a logística. 

Para tanto, busca-se dotar o profissional dos conhecimentos, competências e habilidades descritas nos artigos 4º e 5º da referida resolução, a saber: 

  • Respeitar os princípios éticos e legais inerentes ao exercício profissional;

  • Promover a saúde bucal, prevenir doenças e distúrbios bucais;

  • Identificar em pacientes e em grupos populacionais as doenças e distúrbios bucomaxilofaciais e realizar procedimentos adequados para suas investigações, prevenção, tratamento e controle; 

  • Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o; 

  • Atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseada na convicção científica, de cidadania e de ética; 

  • Aplicar conhecimentos e compreensão de outros aspectos de cuidados de saúde na busca de soluções mais adequadas para os problemas clínicos no interesse de ambos, o indivíduo e a comunidade; 

  • Organizar, manusear e avaliar recursos de cuidados de saúde efetiva e eficientemente; 

  • Participar em educação continuada relativa à saúde bucal e doenças como um componente da obrigação profissional, manter espírito crítico e aberto a novas informações; 

  • Colher, observar e interpretar dados para a construção do diagnóstico; 

  • Identificar as afecções bucomaxilofaciais prevalente; 

  • Desenvolver raciocínio lógico e análise crítica; 

  • Propor e executar planos de tratamento para atendimento integral dos pacientes; 

  • Realizar a preservação da saúde bucal; 

  • Comunicar-se com pacientes, com profissionais da saúde e com a comunidade em geral; 

  • Trabalhar em equipes interdisciplinares e atuar como agente de promoção de saúde.

Mercado

O profissional possui um amplo mercado de trabalho em clínicas particulares, hospitais públicos e particulares, unidades de tratamento intensivo, em unidades de saúde pública municipais, estaduais e federais, perícia forense, concursos públicos, atendimento domiciliar (home care), em consultório próprio e se optar pela carreira acadêmica, como docentes em faculdades e universidades. Algumas das áreas de atuação são clínica geral, cirurgia e traumatologia bucomaxilofaciais, harmonização orofacial, odontogeriatria, odontologia do trabalho, patologia bucal, endodontia, periodontia, odontopediatria, ortodontia, implantodontia, prótese, estética, reabilitação bucal, dentre outros. Segundo estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o profissional de Odontologia é um dos mais bem remunerados do mercado. Diante da nova estrutura de mercado em todos os setores, do avanço da tecnologia, do marketing e da demanda por serviços de saúde e estética bucal, a odontologia está se reinventando e, com ela, os negócios para quem deseja empreender em odontologia. Os novos modelos de negócio nascem de uma visão mais empresarial e menos atrelada ao velho padrão da odontologia. Nesse novo cenário, o dentista, que antes apenas se ocupava (e se preocupava) em atender seus pacientes, agora também precisa ser empresário. Com essa nova visão, surgem novas oportunidades de ganhos financeiros e novos horizontes profissionais. A Faculdade de Iporá firma o compromisso de formar não somente um profissional técnico com conhecimento científico, como também um profissional com perfil empreendedor capaz de se destacar no mercado de trabalho, vencer desafios, saber administrar seu negócio, aumentando assim as chances de se tornar um profissional de sucesso. Para alcançar estes objetivos, se dá ênfase no desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e competências que permitam ao profissional atender às necessidades sociais, desenvolvendo a capacidade técnica para o cuidado, mas que não tenha uma mentalidade puramente tecnicista. Que seja um profissional capaz de interagir com a sociedade e que apresente liderança e sensibilidade social. Que tenha uma vivência clínica, com técnicas sofisticadas de cura sustentadas por evidência científicas. Que possa exercer a profissão em consultório privado, mas que se adapte a equipes multidisciplinares e serviços socializados. Por meio da utilização de uma linha pedagógica voltada para a prática, capaz de fornecer o respaldo de aspectos como habilidades e competências de atividades criativas, inovação, tomada de decisões, entre outras questões relacionadas ao empreendedorismo. 

Matriz Curricular

Tipo: Modalidade: Metodologia de Ensino: Duração: Período(s) Oferecido(s):
Graduação – Bacharelado Presencial Híbrido 10 Semestres Matutino
Noturno

Coordenação

Osmar Martins Ferreira Júnior

Currículo

Mestre em Odontologia pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), área de concentração em Clínica Odontológica. Linha de pesquisa em Odontopediatria. Especialista em Ortodontia pelo Instituto Orion/Uningá. Bacharel em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Alfenas (Unifal – MG).

Introdução

A Psicologia tem como objeto de estudo o ser humano como unidade bio-psico-sócio-cultural. O Curso sustenta-se na proposta de formação generalista que norteia a estrutura de sua matriz curricular consolidando conhecimentos que possibilitem o estudo do fenômeno psicológico a partir de diferentes referenciais teóricos e entrelaçando seus princípios norteadores na relação entre ensino-aprendizado. Constituem-se como objetivos do curso formar profissionais capazes de desenvolver ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, em níveis individual e coletivo, bem como realizar seus serviços dentro de elevados padrões de qualidade e dos princípios éticos e bioéticos, e em suas interfaces com as diversas áreas do conhecimento sustentado pelo domínio da terminologia técnica para a elaboração de projetos, propostas de intervenção, laudos, pareceres e relatórios e com capacitação básica para o exercício da avaliação e intervenção em Psicologia clínica, escolar, hospitalar ou em instituições e organizações compostas por equipes inter e multiprofissionais.

Público

A Psicologia prepara o futuro profissional para atuar na busca do bem-estar e da saúde mental das pessoas. Oferece ao aluno o conhecimento teórico da área por meio de recursos pedagógicos e iniciação profissional por meio de estágios. O Bacharel em Psicologia, ou seja, o profissional que cursa a Faculdade de Psicologia será capacitado a atuar em um diversificado mercado de trabalho, contemplando as áreas: organizacional, clínica, hospitalar, escolar, judicial.

Mercado

O psicólogo encontra hoje boas perspectivas e ampla abrangência de possibilidades de atuação no mercado em decorrência das mudanças sociais ocorridas na atualidade. Além dos espaços tradicionais de atuação mencionados anteriormente, o psicólogo encontra mercado em todos os níveis de atenção, promoção e prevenção à saúde individual e coletiva atuando junto a equipes multidisciplinares na área da saúde, clínica, educação, direitos humanos, segurança, trabalho além de áreas recentes como trânsito e esporte.

Matriz Curricular

Tipo: Modalidade: Metodologia de Ensino: Duração: Período(s) Oferecido(s):
Graduação – Bacharelado Presencial Híbrido 10 Semestres Matutino
Noturno

Coordenação

Aline Vanessa Coriolano Jesuino

Currículo

Mestrado em Psicologia Organizacional e do Trabalho – PUC – GO, Especialização em Análise Diagnóstico Organizacional – PUC – GO, Graduação em Psicologia, Bacharelado e Licenciatura – PUC – GO.

Introdução

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Iporá tem como objetivo possibilitar aos alunos o desenvolvimento de competências e habilidades conceituais e procedimentais, que os capacitem a atuar profissionalmente como analistas e desenvolvedores de sistemas, capazes de planejar e desenvolver softwares para computadores. Um dos principais mecanismos de atuação do Analista de Sistemas está relacionado com a criação e execução de software. E se faz necessário a formação humana de profissional atento a tais questões.

Mercado

Com o perfil adquirido, o Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas terá competência para: projetar, desenvolver, implantar e manter sistemas de informações; dominar aplicativos e ferramentas para desenvolvimento de sistemas e recuperação de informações; desenvolver projetos de redes de computadores atenta às técnicas de segurança das informações; utilizar linguagens de programação visual, orientadas a objeto e eventos; desenvolver soluções voltadas à INTERNET/Web; administrar meios e recursos relacionados às atividades de informática e TI; transmitir e difundir novas tecnologias nas áreas da informática adequando-as às necessidades das organizações.

O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas poderá atuar profissionalmente nas áreas de suporte técnico, de programação e de análise e desenvolvimento de sistemas, seja de forma autônoma ou em empresas privadas de todos os portes, bem como no serviço público.

Sobre as aulas

A metodologia de ensino das matérias previstas para o curso, além dos tradicionais recursos de exposição didática, estudos de caso, dos exercícios práticos em sala de aula, dos estudos dirigidos, independentes e seminários, inclui mecanismos que garantirão a articulação da vida acadêmica com a realidade concreta da sociedade e os avanços tecnológicos.

Matriz Curricular

Tipo: Modalidade: Metodologia de Ensino: Duração: Período(s) Oferecido(s):
Graduação-Tecnólogo Presencial Híbrido 05 Semestres Matutino
Noturno

Coordenação

Aline dos Santos Sousa

Currículo

Graduada em Administração com ênfase em Marketing, especialista em Gestão Empresarial, Mestre Desenvolvimento e Planejamento Territorial. Coordenadora do Curso de Bacharelado em Administração e Cursos Tecnólogos da Faculdade de Iporá . Compõe o Núcleo Docente Estruturante da Faculdade de Iporá, Docente na Faculdade de Iporá no curso de Direito desde 2015. Foi professora substituta do Instituto Federal Goiano – Campus Iporá de 2016 a 02/ 2018 das disciplinas de Administração Rural, Dinâmica do Agronegócio,entre outras . Propondo -se a pesquisar sobre gestão,empreendedorismo, economia solidária, desenvolvimento rural e discutir as questões ligadas ao desenvolvimento regional e desenvolvimento sustentável .Possui experiência em administração de empresas no setor varejista e de serviços., foi instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (eixo de gestão) durante 02 anos, professora da Faculdade Antares de Ensino Superior de 2011 a 2013, ministrando principalmente temas voltados a Gestão de pessoas, Teoria Geral da Administração, Marketing,Empreendedorismo e Responsabilidade Social, Economia Empresarial.

Introdução

O Curso Superior Tecnologia em Gestão do Agronegócio, tem por objetivo formar profissionais por meio de um conjunto de conhecimentos e ferramentas que favoreçam o desenvolvimento de competências e habilidades que os tornam capazes de propor soluções e resolver problemas complexos, inseridos no processo administrativo da gestão, e lhes proporcionam aquisição de níveis de competitividade e de legitimidade frente às transformações que vêm ocorrendo no âmbito interno e externo das organizações de saúde.

O Curso superior de Tecnologia em Agronegócios visa a formação de profissionais capacitados a compreender e administrar diversos processos do agronegócio brasileiro, desenvolvendo planos e estratégias de ação. Serem capazes de tomar decisões empreendedores e desenvolver capacidade de liderar utilizando adequados sistemas de liderança e gestão do trabalho de equipe nas organizações agroindustriais.

Mercado

O Curso superior de Tecnologia em Agronegócios propicia a formação de profissionais capacitados a compreender e administrar diversos processos do agronegócio brasileiro, desenvolvendo planos e estratégias de ação. A capacidade de tomar decisões é uma exigência ao gestor moderno. Serão empreendedores, capazes de liderar utilizando adequados sistemas de gestão e trabalho em equipe nas organizações agroindustriais.

O tecnólogo em Gestão de Agronegócios terá como área de atuação as granjas, as empresas de produtos agrícolas, as empresas de pesquisa agropecuária, as cooperativas agrícolas, pequenas e médias propriedades rurais, assistência técnica rural, os estabelecimentos agro-pastorais que operam nos ramos de negócios rurais, repartições públicas e privadas que atuam com atividades rurais e órgãos ambientais.

Sobre as aulas

A metodologia de ensino escolhida pauta-se na síntese entre fórmulas tradicionais e inovadoras de viver os conteúdos acadêmicos. Dessa forma, tem-se um parâmetro de distribuição entre atividades teóricas e práticas de forma tal que a teoria venha a sustentar a prática e quando egressa almeja-se que a fórmula seja invertida, que o Gestor no Agronegócio consiga que aproximadamente 30% de seu tempo sejam consumidos por atividades teóricas (como aperfeiçoamentos, oficinas, leituras, outros cursos) e que a prática seja a tônica principal, objetivo máximo de quase todos os profissionais.

As disciplinas Oficinas de I, II, Plano de Negócio Hospitalar I e II e a Optativa, são desenvolvidas como atividades práticas, no curso superior de tecnologia em Gestão no Agronegócio, uma vez que os alunos atuam de forma integrada, ampliando os conteúdos adquiridos nas aulas teóricas.

O desenvolvimento destas atividades práticas atenderá as particularidades e necessidades do processo de ensino-aprendizagem do Gestor Hospitalar. Estas atividades são realizadas aos sábados, com teorias, práticas, dias de campo e visitas técnicas e eventualmente poderão ser oferecidas durante a semana em período diurno.

Primeiramente, o Tecnólogo em Gestão no Agronegócio deve aprofundar-se em questões básicas do universo acadêmico geral, necessária para desenvolver todas as disciplinas que serão tomadas posteriormente. Sem essa formação propedêutica corre-se o risco de formar um profissional sem os pilares básicos da compreensão acadêmica. Especificamente a disciplina Fundamentos da Gestão no Agronegócio,aborda a prática profissional em gestão no Agronegócio.

Matriz Curricular

Tipo: Modalidade: Metodologia de Ensino: Duração: Período(s) Oferecido(s):
Graduação – Tecnólogo Presencial Híbrido 08 Semestres Matutino
Noturno

Coordenação

Aline dos Santos Sousa

Currículo

Graduada em Administração com ênfase em Marketing, especialista em Gestão Empresarial, Mestre Desenvolvimento e Planejamento Territorial. Coordenadora do Curso de Bacharelado em Administração e Cursos Tecnólogos da Faculdade de Iporá . Compõe o Núcleo Docente Estruturante da Faculdade de Iporá, Docente na Faculdade de Iporá no curso de Direito desde 2015. Foi professora substituta do Instituto Federal Goiano – Campus Iporá de 2016 a 02/ 2018 das disciplinas de Administração Rural, Dinâmica do Agronegócio,entre outras . Propondo -se a pesquisar sobre gestão,empreendedorismo, economia solidária, desenvolvimento rural e discutir as questões ligadas ao desenvolvimento regional e desenvolvimento sustentável .Possui experiência em administração de empresas no setor varejista e de serviços., foi instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (eixo de gestão) durante 02 anos, professora da Faculdade Antares de Ensino Superior de 2011 a 2013, ministrando principalmente temas voltados a Gestão de pessoas, Teoria Geral da Administração, Marketing,Empreendedorismo e Responsabilidade Social, Economia Empresarial.

Introdução

O curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental tem por objetivo formar profissionais com visão integrada do meio ambiente, que possam minimizar e gerir os problemas ambientais em diversos segmentos da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de sua região e para a melhoria da qualidade de vida.

Mercado

O tecnólogo em Gestão Ambiental poderá exercer funções de agente de educação ambiental, agente de análise econômica ambiental, agente de proteção ambiental, agente de avaliação ambiental e agente de conservação ambiental. Suas atividades poderão ser desenvolvidas em Organizações não Governamentais; Prefeituras; Indústrias (pequenas, médias e grandes); Empresas de Saneamento Urbano; Unidades de Conservação (parques nacionais e ecológicos, áreas de preservação); Instituições Públicas e Privadas (Escolas, Faculdades, Universidades, Ibama, Icmbio Ministério do Meio ambiente, Agência Nacional da Água, Secretaria Nacional de Recursos Hídricos, Secretarias Estaduais e Municipais de Meio Ambiente); Ministérios Públicos Federal e Estadual; Sebrae; Senai; FIEG; Federações da Agricultura, Órgãos de Assistência Técnica e Extensão Rural; Conselhos Profissionais Nacionais e Regionais; Escritórios e Empresas de consultoria. Assim, ao egresso almeja-se que viva pessoalmente e profissionalmente referenciado pela máxima ambientalista: “pensar globalmente, e agir localmente”, ou seja, que consiga vislumbrar horizontes amplos e converta seus longínquos olhares na transformação de realidades locais.

Sobre as aulas

A metodologia de ensino escolhida pauta-se na síntese entre fórmulas tradicionais e inovadoras de viver os conteúdos acadêmicos. As disciplinas apresentam-se com uma carga teórica e outra prática desenvolvidas paralelamente. Sabendo-se das necessidades de flexibilidade, sugere-se que, aproximadamente 70% das atividades sejam desenvolvidas em sala de aula e 30% fora da sala de aula, podendo variar de acordo com cada conteúdo programático. Dessa forma, tem-se um parâmetro de distribuição entre atividades teóricas e práticas de forma tal que a teoria venha a sustentar a prática e quando egressar, almeja-se que a fórmula seja invertida, que o Gestor Ambiental consiga que aproximadamente 30% de seu tempo seja consumido por atividades teóricas (como aperfeiçoamentos, oficinas, leituras, outros cursos) e que a prática seja a tônica principal, objetivo máximo de quase todos os profissionais.

Matriz Curricular

Tipo: Modalidade: Metodologia de Ensino: Duração: Período(s) Oferecido(s):
Graduação – Tecnólogo Presencial Híbrido 4 Semestres Matutino
Noturno

Coordenação

Aline dos Santos Sousa

Currículo

Graduada em Administração com ênfase em Marketing, especialista em Gestão Empresarial, Mestre Desenvolvimento e Planejamento Territorial. Coordenadora do Curso de Bacharelado em Administração e Cursos Tecnólogos da Faculdade de Iporá . Compõe o Núcleo Docente Estruturante da Faculdade de Iporá, Docente na Faculdade de Iporá no curso de Direito desde 2015. Foi professora substituta do Instituto Federal Goiano – Campus Iporá de 2016 a 02/ 2018 das disciplinas de Administração Rural, Dinâmica do Agronegócio,entre outras . Propondo -se a pesquisar sobre gestão,empreendedorismo, economia solidária, desenvolvimento rural e discutir as questões ligadas ao desenvolvimento regional e desenvolvimento sustentável .Possui experiência em administração de empresas no setor varejista e de serviços., foi instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (eixo de gestão) durante 02 anos, professora da Faculdade Antares de Ensino Superior de 2011 a 2013, ministrando principalmente temas voltados a Gestão de pessoas, Teoria Geral da Administração, Marketing,Empreendedorismo e Responsabilidade Social, Economia Empresarial.

Introdução

O Curso Superior Tecnologia em Gestão Hospitalar tem por objetivo formar profissionais por meio de um conjunto de conhecimentos e ferramentas que favoreçam o desenvolvimento de competências e habilidades que os tornam capazes de propor soluções e resolver problemas complexos, inseridos no processo administrativo da gestão, e lhes proporcionam aquisição de níveis de competitividade e de legitimidade frente às transformações que vêm ocorrendo no âmbito interno e externo das organizações de saúde. O objetivo central deste curso é contribuir para a humanização do atendimento hospitalar bem como tornar viável a gestão de forma a tender a globalização e os anseios dos investidores nesta área. Simular modelos administrativos de forma que satisfaçam as necessidades permanentes de evolução no âmbito de conhecimento específico.

Mercado

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar deverá reunir competências e habilidades para desenvolver processos de gestão logística de um hospital, policlínica, clínica, ambulatório de pronto-atendimento, posto de saúde, laboratório ou de programas como o de Saúde da Família, por meio de uma administração tecnológica, bem como a organização e manutenção de recursos e instalações físicas, inclusive serviços básicos de infraestrutura hospitalar ou de outras organizações de serviços de saúde.No final do curso os discentes deverão ser capazes de:

  • Demonstrar um amplo conhecimento dos temas relacionados à gestão em saúde, no contexto brasileiro e internacional, com especial referência à gestão de serviços públicos e privados, assim como de organizações do setor de saúde supletiva;
  • Demonstrar habilidades necessárias para trabalhar de modo competente nos níveis gerenciais intermediários e superiores das organizações do campo da saúde;
  • Analisar políticas, estabelecer objetivos e definir resultados para organizações de saúde;
  • Desenvolver planos e projetos, assim como determinar cursos de ação, dentro de uma perspectiva estratégica.

Sobre as aulas

A metodologia de ensino das matérias previstas para o curso, além dos tradicionais recursos de exposição didática, estudos de caso, dos exercícios práticos em sala de aula, dos estudos dirigidos, independentes e seminários, inclui mecanismos que garantirão a articulação da vida acadêmica com a realidade concreta da sociedade e os avanços tecnológicos. No Curso Tecnologia em Gestão Hospitalar, de acordo com os princípios democráticos advindos das políticas institucionais, buscar-se-á constantemente um escopo metodológico que permita ao corpo docente o exercício de sua autonomia de aprendizado e o controle de seu próprio processo de trabalho, perspectiva esta, própria da sociedade moderna em sua cultura e produção globalizada. Nesse sentido, os Projetos Interdisciplinares são essenciais para constituir essa autonomia de aprendizado, afinal o aluno buscará apreender de maneira autônoma os conhecimentos de mundo e da sua área.

Matriz Curricular

Tipo: Modalidade: Metodologia de Ensino: Duração: Período(s) Oferecido(s):
Graduação – Tecnólogo Presencial Híbrido 8 Semestres Matutino
Noturno

Coordenação

Aline dos Santos Sousa

Currículo

Graduada em Administração com ênfase em Marketing, especialista em Gestão Empresarial, Mestre Desenvolvimento e Planejamento Territorial. Coordenadora do Curso de Bacharelado em Administração e Cursos Tecnólogos da Faculdade de Iporá . Compõe o Núcleo Docente Estruturante da Faculdade de Iporá, Docente na Faculdade de Iporá no curso de Direito desde 2015. Foi professora substituta do Instituto Federal Goiano – Campus Iporá de 2016 a 02/ 2018 das disciplinas de Administração Rural, Dinâmica do Agronegócio,entre outras . Propondo -se a pesquisar sobre gestão,empreendedorismo, economia solidária, desenvolvimento rural e discutir as questões ligadas ao desenvolvimento regional e desenvolvimento sustentável .Possui experiência em administração de empresas no setor varejista e de serviços., foi instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (eixo de gestão) durante 02 anos, professora da Faculdade Antares de Ensino Superior de 2011 a 2013, ministrando principalmente temas voltados a Gestão de pessoas, Teoria Geral da Administração, Marketing,Empreendedorismo e Responsabilidade Social, Economia Empresarial.

Introdução

O Curso Superior Tecnologia em Gestão Hospitalar tem por objetivo desenvolver competências associadas à utilização dos métodos e técnicas modernas da área de gestão aplicadas aos recursos humanos – especificamente as funções e sub funções ligadas ao planejamento dos processos de recursos humanos, ciclos de pessoal e ao controle e gestão de recursos humanos. O curso, além de desenvolver a formação tecnológica, criará condições para que o aluno desenvolva a sua capacidade de aprender a aprender, aprender a fazer, aprender como e por que fazer; o seu nível de organização pessoal e no trabalho; a sua habilidade de interagir em equipe e facilidade de adaptação a novos contextos; a sua capacidade de criatividade; espírito inovador; de liderança; de iniciativa; habilidade de articulação; capacidade de organização, de decisão, de síntese, de crítica, de trabalhar sob pressão, de liderança; ousadia; senso prático; habilidade empreendedora e consciência de cidadania e princípios éticos.

Mercado

Esse profissional, o tecnólogo, analisa o mercado, constantemente, podendo planejar as estratégias e gerenciar as relações entre os funcionários e a empresa; coordenar os processos de seleção e admissão; os planos de carreira/os programas de incentivo (implantação e implementação de planos de carreira e programa de benefícios); de treinamento e de capacitação dos profissionais da empresa; desenvolver estratégias de mercado; definir, analisar e cumprir as metas da organização – através de pesquisas, avaliação e desempenho dos recursos humanos, para detectar novas tendências e buscar novas oportunidades de ampliação dos negócios, estabelecendo parcerias com departamentos da empresa e prestadores de serviços (agências terceirizadas de recrutamento, seleção e treinamento), com o objetivo de otimizar os processos das atividades de recursos humanos.

Sobre as aulas

o Tecnólogo formado pela Faculdade de Iporá – FAI cursará os componentes curriculares da matriz curricular com as seguintes práticas pedagógicas:

  • Aulas expositivas com a utilização de recursos multimídia;
  • Estudo e discussão de casos oriundos da área de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, com abordagem interdisciplinar;
  • Estudo de conhecimentos transdisciplinares e do núcleo básico a partir de uma perspectiva interdisciplinar e não desvinculada da realidade;
  • Expectativas de estudos autônomos dos discentes a partir de pesquisas de campo e/ou teóricas;
  • Desenvolvimento de aulas práticas em ambientes de ensaio ou no próprio mercado de trabalho;
  • Desenvolvimento e apresentação de seminários sobre temas específicos de cada disciplina abordando, sempre que possível, conteúdos interdisciplinares.

As visitas técnicas também constituem excelente oportunidade para consolidação dos conceitos teóricos apresentados em aulas expositivas, pois, os desenvolvimentos destas atividades possibilitarão a capacitação dos alunos para desempenharem responsavelmente às atividades profissionais com uma visão crítica e holística sobre as questões pertinentes à área do curso e à realidade do mercado de trabalho.

Matriz Curricular

Tipo: Modalidade: Metodologia de Ensino: Duração: Período(s) Oferecido(s):
Graduação – Tecnólogo Presencial Híbrido 4 Semestres Matutino
Noturno

Coordenação

Aline dos Santos Sousa

Currículo

Graduada em Administração com ênfase em Marketing, especialista em Gestão Empresarial, Mestre Desenvolvimento e Planejamento Territorial. Coordenadora do Curso de Bacharelado em Administração e Cursos Tecnólogos da Faculdade de Iporá . Compõe o Núcleo Docente Estruturante da Faculdade de Iporá, Docente na Faculdade de Iporá no curso de Direito desde 2015. Foi professora substituta do Instituto Federal Goiano – Campus Iporá de 2016 a 02/ 2018 das disciplinas de Administração Rural, Dinâmica do Agronegócio,entre outras . Propondo -se a pesquisar sobre gestão,empreendedorismo, economia solidária, desenvolvimento rural e discutir as questões ligadas ao desenvolvimento regional e desenvolvimento sustentável .Possui experiência em administração de empresas no setor varejista e de serviços., foi instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (eixo de gestão) durante 02 anos, professora da Faculdade Antares de Ensino Superior de 2011 a 2013, ministrando principalmente temas voltados a Gestão de pessoas, Teoria Geral da Administração, Marketing,Empreendedorismo e Responsabilidade Social, Economia Empresarial.

Introdução

A FAI busca continuamente tornar-se um centro de excelência em educação e ser reconhecida pela qualidade dos serviços que presta à sociedade, formando pessoas comprometidas com o desenvolvimento nacional e regional, com a preservação e divulgação da história do Estado e capacitadas para a iniciação científica, possuidoras de postura profissional competente e ética. Busca estar respaldada pela missão institucional: Instruir, educar, sistematizar e disseminar o conhecimento, visando à formação de cidadãos éticos e empreendedores, comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico e cultural, sustentável da sociedade.

Público

O curso de Pedagogia da FAI visa formar profissionais críticos e conscientes de suas responsabilidades no campo educacional e social, uma vez que forma profissionais para atuarem na Educação Infantil, Ensino Fundamental de primeira fase, nos cursos de ensino médio na modalidade normal, Gestão em espaços não escolares onde exijam conhecimentos pedagógicos. O curso de Licenciatura em Pedagogia redimensiona sua área de atuação a partir do Parecer 2005/05. O pedagogo amplia seu espaço de atuação não se limita a docência, mas tendo esta como base de sua atuação. Seu eixo epistemológico centra-se no ensino e pesquisa com o princípio da interdisciplinaridade, fundamentado na realidade brasileira. O curso de Pedagogia da Faculdade de Iporá direciona sua prática pedagógica dentro de um conjunto de conhecimentos, voltados para a formação do profissional atuante em todos os setores onde esteja presente a atividade educacional. A competência teórico cientifica e tecnológica, voltada à docência, à cidadania e à compreensão do papel do pedagogo na formação da criança e adolescente, bem como o conhecimento das bases educacionais um referencial do Licenciado em Pedagogia.

Mercado

Diante da ampliação da atuação do pedagogo a concepção de ação docente passou a abranger também a participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino e a produção e difusão do conhecimento cientifico educacional em contextos escolares e não escolares. A compreensão desta formação atenta para a re/construção das práxis, da relação entre o global e o local, com base na autonomia, na liberdade e na emancipação humana. A formação do pedagogo obedecerá aos seguintes princípios norteadores que fundamentam a base comum nacional e expressam a concepção sócio-histórica da educação construída na práxis educacional: • Resgate da práxis na ação educativa, interação entre teoria e prática, como elemento inerente ao trabalho pedagógico, tendo a docência como base da formação profissional; • Formação teórica sólida, inter e transdisciplinar sobre o fenômeno educacional e seus fundamentos históricos, políticos e sociais, promovendo a articulação e domínio dos saberes para a compreensão crítica da sociedade brasileira e da realidade educacional, e ainda, a apropriação do processo de trabalho pedagógico; • Gestão democrática e trabalho coletivo como base para a organização do trabalho pedagógico em contextos educativos escolares e não escolares; • A pesquisa como princípio formativo e epistemológico, eixo da organização e desenvolvimento do currículo; • Avaliação permanente e contínua dos processos de formação; • Compromisso social, ético, político e técnico do profissional da educação, voltado à formação humana e referenciada na concepção sócio histórica da educação e nas lutas desses profissionais articuladas com os movimentos sociais; • Articulação entre a formação inicial e a continuada do profissional da educação.

Matriz Curricular

Tipo: Modalidade: Metodologia de Ensino: Duração: Período(s) Oferecido(s):
Licenciatura Presencial Híbrido 8 meses Matutino
Noturno

Coordenação

Vilma Maria Soares Rodrigues

Currículo