APRESENTAÇÃO:

O curso “Gestão de campanha e marketing político” é uma iniciativa da Faculdade de Integrada de Palmeiras de Goiás que busca atender a alta demanda pelos votos dos cidadãos em anos políticos. Construir uma campanha eleitoral vai além dos 45 dias de campanha. Para alcançar a vitória nas urnas é preciso estratégia. Seu candidato é mais do que uma pessoa, é uma história que precisa ser contada da forma certa e mais próxima dos eleitores. Saber construir a imagem e o elo com eleitor é o princípio deste curso, mesclando prática com debates, desenvolvendo a imagem do candidato, contando sua história, ensinando as melhores práticas com a imprensa e o jeito certo de utilizar as redes sociais. O aluno entenderá como agir em momentos de crises e construir campanhas íntegras e com ética.

PROPOSTA:

Posicionar o(a) candidato(a) e encontrar o nicho de atuação mais adequado para explorar o capital político e alcançar a vitória nas urnas;

Capacitar o político e/ou seus assessores das melhores práticas com a impressa e nas mídias digitais;

Promover a prática sobre as estratégias e as ferramentas que podem ser empregadas durante a campanha eleitoral de forma a construir um bom posicionamento agregando valor à imagem pública do político;

Conhecer as melhores práticas que podem ser utilizadas durante a campanha por meio de exemplos reais e desenvolver competências aplicando os conceitos em ações que possam posicionar adequadamente o político.

PÚBLICO ALVO:

Pessoas com interesse em ingressar na atividade política.

PRÉ-REQUISITOS:

Ter acesso a internet para acompanhar os textos e os conteúdos em mídias visuais e auditivas e possíveis realização de atividades. 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Funções de um planejamento publicitário e a sua relação com os planejamentos de marketing e estratégico;
  • Importância do planejamento em uma ação ou campanha publicitária;
  • Etapas de um planejamento publicitário;
  • Caracterizar­ marketing­ político;
  • Marketing político em campanhas de eleição e reeleição;
  • Ações de responsabilidade exigidas nas campanhas;
  • Importância do respeito à liberdade de expressão dos cidadãos;
  • Posição do governo quanto a avaliação dos resultados do marketing aplicado;
  • Importância da propaganda para os partidos políticos;
  • Diferenças entre a propaganda eleitoral e a propaganda partidária;
  • Principais veículos de comunicação utilizados pelos candidatos e partidos;
  • Escrever um planejamento de marketing no setor público;
  • Explicar a importância da implementação no processo de planejamento de marketing no setor público;
  • Explicar como as mídias sociais digitais podem ser usadas na publicidade on-line;
  • Campanha de publicidade on-linenas mídias sociais;
  • Relatórios de campanha de mídias sociais digitais;
  • Conceitos de estratégia na publicidade on-line;
  • Etapas do planejamento estratégico em ​​​​​​​campanhas de publicidade on-line;
  • Analisar campanhas de publicidade on-line a partir de ​​​​​​​seu planejamento.