Apresentação

O Curso Técnico em Análises Clínicas tem por objetivo auxiliar e executar atividades padronizadas de laboratório – automatizadas ou técnicas clássicas – necessárias ao diagnóstico, nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise. Colaborar compondo equipes multidisciplinares, na investigação e implantação de novas tecnologias biomédicas relacionadas às análises clínicas. Operar e zelar pelo bom funcionamento do aparato tecnológico de laboratório de saúde.

Nível

Técnico

Perfil do Egresso

O Técnico em Análises Clínicas deverá ser tecnicamente competente, sendo capaz de decidir e agir em situações imprevistas, bem como, apresentar uma postura ético-política, compromissada com os interesses dos excluídos e uma postura ética profissional direcionada ao desempenho de suas funções, exigindo cada vez mais, maior capacidade de raciocínio, autonomia intelectual, pensamento crítico, iniciativa própria e espírito empreendedor, bem como capacidade de visualização e resolução de problemas. A polivalência de funções é uma exigência desse profissional. O trabalho coletivo e compartilhado deverá ser também uma prática do perfil desse profissional, o respeito ao bem comum, a solidariedade e a responsabilidade. Estes profissionais desenvolverão suas atividades em instituição de saúde: hospitais, clínicas, postos e centros de saúde, maternidades, entre outros.

Mercado

O Profissional Técnico em Análises Clínicas formado pela Faculdade Integrada de Palmeiras de Goiás – FAI poderão atuar em Hospitais, Clínicas, Postos de saúde, Laboratórios de diagnósticos médicos, Laboratórios de pesquisa e ensino biomédico e em Laboratórios de controle de qualidade em saúde.

Tipo: Modalidade: Metodologia: Duração: Carga horária total:
Subsequente Presencial Híbrido 03 semestres 1.660 horas

Dados do Curso

                                                                                                                                                                                                                                                                Matriz Curricular:

Técnico em Análise Clínica

Apresentação

O Curso Técnico em Enfermagem tem por objetivo Qualificar e habilitar profissionais de Enfermagem para que possam atuar com polivalência, iniciativa e ética nesse vasto e diversificado campo, com visão holística do ser humano em todo seu ciclo vital, considerando a sua integralidade.

Nível

Técnico

Perfil do Egresso

O Técnico de Enfermagem e o Auxiliar de Enfermagem prestam assistência a pessoas em todas as fases do ciclo vital e que fazem uso dos serviços de saúde ou a outros que, embora não voltados diretamente para estes, mantêm tais profissionais em seus quadros.

Assim, o campo profissional é de largo espectro, incluindo hospitais, clínicas, redes ambulatoriais, unidades básicas de saúde, consultórios médicos, laboratórios de análises clínicas e unidades de diagnóstico, creches, SPAS, instituições e casas de ressocialização, abrigo e repouso, dentre outros, nos quais a assistência à saúde seja necessária.

Mercado

O Profissional Técnico em Enfermagem e o Auxiliar de Enfermagem formado poderão atuar em hospitais, Unidades de Pronto Atendimento, Unidades Básicas de Saúde, Clínicas, Home care, Centros de diagnóstico por imagem e análises clínicas, Consultórios, Ambulatórios, Atendimento pré-hospitalar, Instituições de longa permanência e Organizações militares.

Dados do Curso

Tipo: Modalidade: Metodologia: Duração: Carga horária total:
Subsequente Presencial Híbrido 03 semestres 1.860 horas

Matriz Curricular:

Técnico em Enfermagem

Apresentação

O Curso Técnico em Radiologia tem por objetivo qualificar e habilitar profissionais Técnicos em Radiologia para a prestação de serviços específicos à comunidade, na área de prevenção, conhecimento e tratamento de doenças por meio do uso de aparelhos e maquinas tecnológicas de função radioativa, bem como, na área da proteção radiológica e radiometria tendo uma conduta ética, polivalente e com visão holística do ser humano em todo seu ciclo vital, considerando a sua integralidade.

Nível

Técnico

Perfil do Egresso

O Técnico em Radiologia é o profissional de saúde que atua nos Serviços de Diagnóstico por Imagens, em Hospitais e Clínicas Radiológicas, sob a supervisão de Médicos Radiologistas, na aquisição de imagens analógicas e digitais com Raios-X e no radiodiagnóstico, na evolução e estadiamento das diferentes patologias, em ambulatórios, unidades de terapia intensiva, centros cirúrgicos e unidades de internação e de pronto atendimento. Pode participar de processos administrativos pertinentes aos segmentos radiológicos, bem como, atuar nas indústrias de equipamentos, empresas de serviços e de insumos relacionados à Radiologia.

Mercado

O Profissional Técnico em Enfermagem e o Auxiliar de Enfermagem formado poderão atuar em hospitais, Unidades de Pronto Atendimento, Unidades Básicas de Saúde, Clínicas, Home care, Centros de diagnóstico por imagem e análises clínicas, Consultórios, Ambulatórios, Atendimento pré-hospitalar, Instituições de longa permanência e Organizações militares.

Dados do Curso

Tipo: Modalidade: Metodologia: Duração: Carga horária total:
Subsequente Presencial Híbrido 03 semestres 1.690 horas

Matriz Curricular:

Técnico em Radiologia

Apresentação

O Curso Técnico em Cuidador de Idosos, tem como objetivo geral contribuir com a formação de pessoas para atuar como cuidadores de idosos, no que concerne aos cuidados com a higiene, ao conforto e à alimentação, observando possíveis alterações no estado geral, ao zelo pela integridade física, aos procedimentos com primeiros socorros, bem como à promoção de atividades de entretenimento voltadas para o idoso em hospitais, casas de repouso, clubes da terceira idade e acompanhamento domiciliar.

Nível

Técnico

Perfil do Egresso

O estudante egresso do curso Técnico em Cuidador de Idosos, deve ter demonstrado avanços na aquisição de seus conhecimentos básicos, estando preparado para dar continuidade aos seus estudos. Do ponto de vista da qualificação profissional, deve estar qualificado para atuar nas atividades relativas à área conforme os objetivos do curso para que possa desempenhar, com autonomia, suas atribuições, com possibilidades de reinserção positiva no mercado de trabalho.

Dessa forma, ao concluir a sua qualificação profissional, o egresso do curso de Cuidador de Idosos deverá demonstrar um perfil que lhe possibilite:

  • Cuidar da higiene pessoal do idoso e do ambiente, considerando princípios de saúde e segurança;
  • Acompanhar e apoiar o idoso em suas atividades diárias, identificando interesses e preferências, propondo atividades de lazer e integração social que respeitem sua individualidade e privacidade, incentivem sua autoestima e independência e promovam sua saúde e bem-estar pessoal;
  • Zelar pela alimentação do idoso, visando à promoção de sua saúde;
  • Identificar sinais de alerta que demandem providências médicas ou psicológicas, acionando-as ou informando-as aos responsáveis, quando necessário. Além das habilidades específicas da qualificação profissional, estes estudantes devem estar aptos a:
  • Adotar atitude ética no trabalho e no convívio social, compreendendo os processos de socialização humana em âmbito coletivo e percebendo-se como agente social que intervém na realidade;
  • Saber trabalhar em equipe;
  • Ter iniciativa, criatividade e responsabilidade.
  • Ter capacidade de atuar na área de Geriatria em Clínicas, Instituições de longa permanência ou como autônomo em residências.
  • Ser capaz de trabalhar com iniciativa, criatividade e sociabilidade;
  • Ter autonomia para buscar novos conhecimentos pertinentes à área de Cuidador de Idosos;
  • Utilizar a flexibilidade para solucionar os problemas encontrados no exercício profissional.

Mercado

O Profissional Técnico em Cuidador de Idosos poderá atuar em Serviços na área de Geriatria em Clínicas, hospitais, Instituições de longa permanência ou como autônomo em residências.

Tipo: Modalidade: Metodologia: Duração: Carga horária total:
Subsequente Presencial Híbrido 03 semestres 1.620 horas

Dados do Curso

Matriz Curricular: Técnico em Cuidados com Idosos

Apresentação

O Curso Técnico em Edificações tem como objetivo geral promover a formação técnica, aliada à conscientização ambiental e social, do aluno, através do desenvolvimento de conhecimentos da área da construção civil, possibilitando, assim, a atuação do técnico profissional em atividades relacionadas com o desenvolvimento e análises de projetos, planejamento e fiscalização de serviços e materiais, laboratório de materiais de construção e laboratório de solos, levantamento topográfico, execução de obras da construção civil, coordenação de tarefas e equipes de trabalhos e funções administrativas e financeiras de obras.

Nível

Técnico

Perfil do Egresso

O profissional concluinte do Curso Técnico em Edificações da Faculdade de Iporá FAI deve apresentar um perfil de egresso que o habilite a desempenhar atividades voltadas para a área profissional da Construção Civil que compreende atividades de planejamento, projeto, acompanhamento e orientação técnica à execução e à manutenção de obras civis, como edifícios, aeroportos, rodovias, ferrovias, portos, usinas, barragens e vias navegáveis, abrangendo a utilização de técnicas e processos construtivos em escritórios, execução de obras e prestação de serviços.Este profissional deverá ainda ter competência para desenvolver atividades nas etapas de:

I.Planejamento: elaboração e representação gráfica de projetos dentro das normas técnicas e orçamento, nos termos e limites regulamentares para profissão;

II.Execução: dominar as técnicas construtivas, liderar equipes de trabalho, fiscalizar serviços, recebendo e armazenando adequadamente materiais no canteiro de obras, evitando danos e desperdício, aplicar normas técnicas de saúde e segurança do trabalho;

III.Controle de qualidade: coletar amostras, controlar a qualidade dos materiais e realizar ensaios, conforme normas técnicas;

IV.Manutenção e restauração: monitorar os elementos construtivos, detectando patologias, reconhecendo e especificando material utilizado na construção de edificações aplicando medidas de controle e proteção ambiental para os impactos gerados pelas atividades construtivas.

Mercado

O Profissional Técnico em Cuidador de Idosos poderá atuar em empresas de construção civil. Escritórios de projeto se de construção civil. Canteiros de obras. Laboratórios de pesquisa e desenvolvimento. Profissional autônomo.

Tipo: Modalidade: Metodologia: Duração: Carga horária total:
Subsequente Presencial Híbrido 03 semestres 1.200 horas

Dados do Curso

Matriz Curricular: Técnico em Edificações

Apresentação

O Curso Técnico em Qualidade tem por objetivo formar profissionais capacitados a atuar nas áreas operacionais de organizações empresariais, ou de outra natureza, participando do planejamento, implantação, auditoria e controle de qualidade de produtos, serviços e processos, propondo e implementando ações normativas, corretivas e preventivas de acordo com procedimentos e normas técnicas, ambientais, de qualidade, de saúde e segurança no trabalho.

Nível

Técnico

Perfil do Egresso

O profissional egresso do Curso Técnico em Qualidade da Faculdade Integrada de Palmeiras de Goiás– FAI será capaz de inspecionar etapas de processo de produção, elaborando documentos técnicos e relatórios do processo de qualidade. Controlar os processos de qualidade, acompanhando auditorias externas, propondo ações corretivas, de acordo com normas e procedimentos técnicos e de qualidade tendo senso de empreendedorismo, tomada de decisão e seguindo normas de saúde, higiene, segurança e socioambientais.

Mercado

O egresso do curso Técnico em Qualidade está apto a atuar em organizações públicas, privadas e terceiro setor, de pequeno, médio e grande porte, podendo ainda, ser empreendedor ou consultor de empresas, de modo autônomo. Este profissional poderá atuar em qualquer área organizacional já que é capaz de dar apoio aos processos de planejamento, organização, coordenação, execução e controle que estejam ligadas a qualidade de processos, produtos e serviços.

Dados do Curso

Tipo: Modalidade: Metodologia: Duração: Carga horária total:
Subsequente Presencial Híbrido 03 semestres 1.000horas

Matriz Curricular: Técnico em Qualidade