APRESENTAÇÃO:

O curso “Comunicação e redação empresarial” é uma iniciativa da Faculdade de Iporá que busca atender a alta demanda pelo conhecimento das modernizações das áreas de comunicação e escrita no meio organizacional. Considerando que a comunicação e redação empresarial é um elemento essencial a comunicação interna e externa de organizações em todos os setores. Seja em bilhetes, e-mails, relatórios, avisos, atestados, entre outros documentos, a redação empresarial facilita o contato entre profissionais, eliminando possíveis ruídos. A redação deve seguir a norma culta, ter coesão de construção textual e clareza e eficiência na mensagem transmitida. O conhecimento em redação empresarial é fundamental a todos os profissionais que desejam se comunicar melhor em ambiente corporativo. O curso de Comunicação e Redação Empresarial possui técnicas de escrita, vícios de linguagem e erros convencionais, pontuação, reflexões sobre o tema, e muito mais.

PROPOSTA:

Este curso tem como objetivo aperfeiçoar o conhecimento dos participantes dentro dos parâmetros da comunicação e redação empresarial, utilizando para isso ferramentas estratégicas, cujo foco são a escrita e a linguagem corporal, através da utilização de conceitos e posturas ligadas à produção de ideias. Além disso, saber como acontece e é utilizada a linguagem verbal e a não-verbal dentro do ambiente de trabalho. 

PÚBLICO ALVO:

Acadêmicos e profissionais dos setores empresarial, gestão e negócios, tecnologia, empresas com atuação multinacional e nacional e demais interessados nas áreas de Administração, Direito, Engenharia e Marketing.

PRÉ-REQUISITOS:

Ter acesso a internet para acompanhar os textos e conteúdos em mídias visuais e auditivas e possíveis realização de atividades.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Conceitos de comunicação;
  • Papel da percepção na comunicação nas organizações;
  • Posturas adequadas em determinados momentos da comunicação empresarial;
  • Estilo de linguagem da redação empresarial;
  • Principais formas de redação empresarial;
  • Textos de divulgação mais utilizados dentro das organizações;
  • Estrutura de um plano de comunicação;
  • Redação de plano, projeto, programa, estratégia e meta;
  • Redação de planos de comunicação de instituições privadas e governamentais.