Apresentação

O Curso de bacharelado em Administração, tem como objetivo geral proporcionar aos egressos conhecimentos teóricos – práticos para que possam atuar crítica e criativamente no setor de meio ambiente, permitindo a compreensão dos processos de elaboração, desenvolvimento e acompanhamento de projetos ambientais, norteadas por valores éticos, pessoais e sociais

Nível

Bacharelado

Perfil do Egresso

O domínio dos fundamentos das ciências básicas é um importante instrumento para que o profissional de administração, durante sua vida profissional, seja capaz de assimilar e desenvolver novas tecnologias. Assim, a base pedagógica adotada visa desenvolver no estudante a capacidade de: “aprender a conhecer”, “aprender a fazer” e principalmente “aprender a aprender”.

Mercado

A Administração traz um leque de opções para os seus profissionais, com áreas completamente diversificadas, que podem ser realizadas em várias empresas, inclusive na forma autônoma:

Administração de operações e produções

Essa área tem como grande objetivo trazer qualidade e eficácia nas produções de uma empresa. Esse profissional atua em médias e grandes organizações com a intenção de manter ou melhorar os resultados.

Administração Financeira

O administrador financeiro vai organizar os números da empresa. Ele gerencia os recursos disponíveis e realiza planejamentos estratégicos, além de analisar todo o capital e câmbio.

Administração Estratégica

Esse segmento requer muita dedicação, pois lida diretamente com o crescimento da empresa, traçando planos de ação para a melhora da instituição. Os planos devem ser bem detalhados e podem envolver projetos de melhoria da responsabilidade social, ética empresarial e governança corporativa.

Administrador Consultor

O administrador que trabalha com consultoria analisa os processos que já estão em andamento na instituição e sugere melhorias, se houver, para o seu crescimento. Esse profissional pode atuar como consultor externo (prestador de serviço) ou consultor interno (contratado pela empresa).

Logística

Este profissional está apto para trabalhar com a logística da empresa. Ele poderá atuar com a organização do transporte para a distribuição das mercadorias, além de outros setores relacionados à logística da instituição.

Administração de Recursos Humanos

O administrador de recursos humanos trabalha com contratação e demissão de pessoal, organiza toda a parte salarial dos funcionários e planeja os seus planos de carreira.

Na maioria das grandes instituições esses profissionais são responsáveis por promover treinamentos e capacitações.

Por ser um curso bastante amplo, esta área possibilita que o estudante atue em diversas áreas, como:

Marketing

Atuando na melhoria das vendas da marca ou de algum produto específico, realizando pesquisas de mercado, ações e campanhas publicitárias.

Relacionamento com o Cliente

O administrador que atua na área de relacionamento com o cliente têm como propósito estreitar os laços entre a empresa e seus consumidores. Para isso ele promoverá ações, dará suporte total ao clientes, irá agendar visitas, entre outras funções.

Dados do Curso

Tipo: Modalidade: Metodologia: Duração: Carga horária total:
Bacharelado Presencial Híbrido 08 semestres 3120 horas

Matriz Curricular

Coordenação

Aline dos Santos Sousa

Graduada em Administração com ênfase em marketing, especialista em gestão empresarial, mestre Desenvolvimento e Planejamento Territorial. Coordenadora do Curso de Bacharelado em Administração e cursos tecnólogos da Faculdade de Iporá . Docente na Faculdade de Iporá desde 2015, Foi professora substituta do Instituto Federal Goiano – Campus Iporá de 2016 a 02/ 2018 das disciplinas de Administração Rural,Dinâmica do Agronegócio,entre outras . Propondo -se a pesquisar sobre gestão,empreendedorismo, economia solidária , desenvolvimento rural e discutir as questões ligadas ao desenvolvimento regional e desenvolvimento sustentável .Possui experiência em administração de empresas no setor varejista e de serviços., foi instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (eixo de gestão) durante 02 anos, professora da Faculdade Antares de Ensino Superior de 2011 a 2013, ministrando principalmente temas voltados a Gestão de pessoas, marketing,empreendedorismo e Responsabilidade Social.

Apresentação

O Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da Faculdade de Iporá tem como objetivo principal a formação de Contadores competentes, críticos, comprometidos, responsáveis, que sejam qualificados para atuar no mundo contemporâneo, em permanente processo de transformação, sem prejuízo da criatividade no campo do trabalho e  que apresenta pleno domínio das responsabilidades funcionais envolvendo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, noções de atividades atuariais e quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a plena utilização de inovações tecnológicas; da população de Iporá, municípios vizinhos e na realidade brasileira.

Nível

Bacharelado

Perfil do Egresso

O profissional com formação técnica e científica para atuar na área Contábil das organizações, além de desenvolver atividades específicas da prática profissional em consonância com as demandas mundiais, nacionais e regionais; competência para empreender, analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações; capacidade de atuar em equipes multidisciplinares; capacidade de compreensão da necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança.

Mercado

O campo de atuação do bacharel em Ciências Contábeis é vasto. O profissional pode exercer atividades de autônomo ou atuar como empregado junto às organizações privadas e públicas, fundações, associações e outras modalidades, podendo desempenhar funções diversificadas, dentre as quais destacam-se:

    • Contabilidade Financeira: executa a contabilidade geral, necessária para todas as organizações com finalidade de fornecer informações básicas sobre o patrimônio e suas mutações aos seus usuários, especialmente para fins fiscais;
    • Contabilidade de Custos: voltada para o cálculo e a interpretação dos custos dos bens fabricados ou comercializados, ou dos serviços prestados pelas organizações;
    • Contabilidade Gerencial: voltada para fins de controles internos da organização, para suprir os gestores de informações indispensáveis ao processo decisório;
    • Auditoria: tem por incumbência o acompanhamento do controle interno e a verificação da exatidão dos procedimentos contábeis, denominadas respectivamente de auditoria interna e externa, sendo neste último caso, exercida pelo Auditor Independente.
    • Analista Financeiro e Orçamentário: tem por competência a análise da situação econômico-financeira das organizações, por meio dos relatórios fornecidos para diversos fins, tais como: mensurar desempenho, buscar concessão de crédito, investimentos, controle orçamentário, etc.
    • Perito Contábil: verifica e afere a exatidão dos procedimentos contábeis, sejam em processos judiciais ou extrajudiciais.
    • Consultor Contábil: desenvolve tarefas e apresenta soluções às questões ligadas à Contabilidade Empresarial e Governamental, especialmente as questões tributárias e societárias.
    • Professor de Contabilidade: para atua no magistério em nível de ensino médio.
    • Pesquisador Contábil: o bacharel em Ciências Contábeis poderá optar pelo desenvolvimento de pesquisa científica. O curso de Ciências Contábeis da FAI busca melhoria continuada para formar contadores com o perfil intelectualizado. A sociedade requer o cientista do patrimônio, aquele que tem capacidade para entender os números e determinar que rumos devam ser seguidos pela entidade. Por isso, no exercício de suas funções, este profissional necessita de preparação educacional sólida, que envolva não somente formação técnica aprimorada, mas, também, formação cultural e humanística.
    • Empresário Contábil: A contabilidade empresarial é uma área que envolve todos os processos contábeis necessários para que uma empresa opere em pleno funcionamento, sobretudo em conformidade com o governo.

Dados do Curso

Tipo: Modalidade: Metodologia: Duração: Carga horária total:
Bacharelado Presencial Híbrido 08 semestres 3.040 horas

Matriz Curricular

Coordenação

Cleuza Joana de Lima Martins

Possui graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Faculdade de Iporá (2011), graduação em LETRAS pela Universidade Estadual de Goiás (1992) e mestrado em CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – UNIVERSIDAD LEONARDO DA VINCI (2016). Atualmente é auxiliar contábil – MARBO CONSULTORIA E ASSESSORIA CONTÁBIL e coordenadora do curso de ciências contábeis – FAI/IPORÁ. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis

Apresentação

o curso de graduação em Engenharia Civil vem oferecer qualificação às pessoas para que possam, após sua formação, apreender a verdadeira função do profissional do Engenheiro Civil, colaborando para a inserção deste profissional na região de abrangência da FAI, desmistificando o conhecimento popular da engenharia e introduzindo uma prática consistente com o verdadeiro objeto de estudo da Engenharia Civil, o HOMEM como parte do meio ambiente, da sociedade e responsável por ele. Vale destacar que a IES te clara a necessidade de se assumir a adequada função deste profissional, identificando e analisando as necessidades da sociedade no contexto urbano e rural, a partir do saneamento básico e de obras de infraestrutura de naturezas diversas, sendo capaz de diagnosticar, elaborar projetos, planejando e agindo de forma coerente com os referenciais teóricos, se submetendo sempre às características da população local e das zonas rural e urbana da região de inserção.

Nível

Bacharelado

Perfil do Egresso

O engenheiro civil atuará de maneira conjunta com profissionais de diversas áreas, analisando as necessidades de infraestrutura da sociedade e colaborando com a promoção de qualidade de vida das pessoas. Desse modo, o egresso estará apto a realizar projetos, executar obras, gerenciar empreendimentos, além de aplicar técnicas que aliem custo/benefício de forma equilibrada. O egresso poderá atuar em Empresas públicas ou privadas, Órgãos Governamentais nas três esferas de governo, empresas de construção de obras de infraestrutura hidráulica e de saneamento, empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica, além de organizações sociais de interesse público e Organizações não Governamentais.

Mercado

A área de atuação do profissional de engenharia civil é bastante amplo e envolve áreas de: geotecnia, hidráulica, hidrologia, estruturas, construção, planejamento de obras, saneamento, transportes, docência, segurança do trabalho, sistemas de qualidade, dentre várias outras possibilidades. Entre estas opções destacam-se: AGETOP, DNIT, CONAMA, CREA, MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, MINISTÉRIO DAS CIDADES, MINISTÉRIO PÚBLICO, entre outros.

Dados do Curso

Tipo: Modalidade: Metodologia: Duração: Carga horária total:
Bacharelado Presencial Híbrido 10 semestres 3860 horas

Matriz nova- atualização 2020

Matriz antiga – atualização 2017

Coordenação

Bianca Christofoli Freitas Queiroz

Possui GRADUAÇÃO em ENGENHARIA CIVIL pela Universidade Paulista – UNIP (2015). Especialização em ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO, pela FAED (2016), e DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR, pela UCAM (2017), Mestrado em Desenvolvimento Regional, pela UNIALFA-GO (2019). Atualmente atua como Coordenadora dos cursos de engenharia civil, engenharia de produção e engenharia ambiental e sanitária, além de docente do departamento de Engenharia na Faculdade de Iporá – FAI. Atuou também como docente do curso de Técnico em Segurança do Trabalho na Instituição de Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, e no Programa Pronatec do Estado de Goiás, e no Instituto Federal Goiano. Além de possuir experiência com Treinamentos na Área de Segurança do Trabalho, por meio de consultoria a CLIMED (Iporá-Go). Ampla experiência como Projetista na região Centro Oeste Goiana. (Texto informado pelo autor)

Apresentação

O Curso de bacharelado em Engenharia de Produção tem como objetivo geral proporcionar aos egressos conhecimentos teóricos – práticos para que possam desenvolver o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo o capital humano, materiais, tecnologia, informação e energia, ao que se associará a suas habilidades de projetar, simular, prover e analisar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade, suportado por conhecimentos especializados de ciências exatas, ciências humanas, ciências sociais e pelos princípios e métodos de gestão, análise e projeto da engenharia. Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento regional e nacional, bem como para melhorar a qualidade de vida.

Nível

Bacharelado

Perfil do Egresso

Tendo em vista o perfil do egresso, observa-se que o campo de atuação do profissional é amplo, podendo atuar nas áreas da engenharia de produção apontadas pela ABEPRO (2015), e demais regulamentações. Outrossim, conforme preconizado pelo Referenciais de Graduação e Licenciatura (MEC, 2010) “O Engenheiro de Produção atua na produção industrial, nos seus mais diversos setores; em empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria”. Ou seja, o egresso do Curso de Engenharia de Produção da Fai, pode atuar em diversas áreas e segmentos econômicos. Isto só é possível devido a sua base multidisciplinar oferecida na matriz curricular do curso, incorporando os vários conhecimentos, entre básico, profissionalizantes e específicos. O egresso pode atuar em qualquer atividade produtiva. A Figura abaixo ilustra alguns dos setores onde ele pode atuar.

Mercado

O egresso em Engenharia de Produção pode atuar nas indústrias de manufatura, tais como as de eletrodomésticos, automotiva, metal-mecânico; empresas de serviço, como por exemplo, construção civil, transporte aéreo, consultoria; agroindústria, como cana-de-açúcar, doces e alimentos; instituições públicas, tais como, Correios, Agência Nacional das Águas, Agência Nacional de Energia; Petrobrás; indústrias de extração e beneficiamento; petróleo, borracha, minérios; bancos de investimentos pertencentes ao sistema financeiro nacional e aos bancos multinacionais, entre outros segmentos, por exemplo, seguradora, fundos de pensão, empresas de telefonia. Este pode atuar ainda em diversas áreas da empresa exercendo, por exemplo, algumas funções operacionais (distribuição de produto, controle da qualidade do produto e da matéria-prima); funções de planejamento (expansão da capacidade, alterações na força de trabalho, análise de investimentos em equipamentos); funções financeiras (controle orçamentário, formação dos custos de produção, retorno sobre o investimento); funções logísticas (controle de estoques, administração de materiais; gestão de transportes); funções de marketing (projeto do produto, nichos de mercado a serem atendidos, integração do setor de distribuição), além da função manutenção (planos de manutenção, controle de indicadores). A demanda pelo egresso em Engenharia de produção vem crescendo de modo representativo em vários segmentos econômicos.

Dados do Curso

Tipo: Modalidade: Metodologia: Duração: Carga horária total:
Bacharelado Presencial Híbrido 10 semestres 3800 horas

Matriz nova- atualização 2020

Matriz antiga – atualização 2016

Coordenação

Bianca Christofoli Freitas Queiroz

Possui GRADUAÇÃO em ENGENHARIA CIVIL pela Universidade Paulista – UNIP (2015). Especialização em ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO, pela FAED (2016), e DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR, pela UCAM (2017), Mestrado em Desenvolvimento Regional, pela UNIALFA-GO (2019). Atualmente atua como Coordenadora dos cursos de engenharia civil, engenharia de produção e engenharia ambiental e sanitária, além de docente do departamento de Engenharia na Faculdade de Iporá – FAI. Atuou também como docente do curso de Técnico em Segurança do Trabalho na Instituição de Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, e no Programa Pronatec do Estado de Goiás, e no Instituto Federal Goiano. Além de possuir experiência com Treinamentos na Área de Segurança do Trabalho, por meio de consultoria a CLIMED (Iporá-Go). Ampla experiência como Projetista na região Centro Oeste Goiana. (Texto informado pelo autor)

Apresentação

o curso de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária vem oferecer qualificação às pessoas para que possam, após sua formação, apreender a verdadeira função do profissional do Engenheiro Ambiental e Sanitarista, colaborando para a inserção deste profissional na região de abrangência da FAI, desmistificando o conhecimento popular da engenharia e introduzindo uma prática consistente com o verdadeiro objeto de estudo da Engenharia Ambiental e Sanitária, o HOMEM como parte do meio ambiente e responsável por ele. Vale destacar que a IES tem clara a necessidade de se assumir a adequada função deste profissional, identificando e analisando as necessidades do meio ambiente e da sustentabilidade a partir do saneamento básico, sendo capaz de diagnosticar, elaborar projetos, planejando e agindo de forma coerente com os referenciais teóricos, se submetendo sempre às características da população local e das zonas rural e urbana da região de inserção.

Nível

Bacharelado

Perfil do Egresso

O egresso de Engenharia deve compreender, entre outras, uma visão holística e humanista, ser crítico, reflexivo, criativo, cooperativo e ético e com forte formação técnica;  estar apto a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora; ser capaz de reconhecer as necessidades dos usuários, formular, analisar e resolver, de forma criativa, os problemas de Engenharia; adotar perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática; considerar os aspectos globais, políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e de segurança e saúde no trabalho; e ainda atuar com isenção e comprometimento com a responsabilidade social e com o desenvolvimento sustentável.

Mercado

O engenheiro ambientalista e sanitarista possui inúmeras formas de atuação bem como é capaz de planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos em engenharia ambiental; realizar vistorias, perícias, avaliações, monitoramentos, laudos, pareceres técnicos e auditorias relacionadas ao meio ambiente; analisar e interpretar resultados em relação aos indicadores ambientais atmosféricos, efluentes líquidos e resíduos sólidos; conceber e avaliar sistemas produtivos ambientalmente sustentáveis, utilizando modelos adequados; resolver os problemas concretos de prevenção e remediação diante das ações antrópicas mediante aplicações de tecnologia em engenharia disponível; compreender os problemas administrativos, legais, socioeconômicos, culturais e do meio ambiente; projetar e implementar novas tecnologias determinantes para o bem estar socioambiental; conhecer a legislação aplicável à área ambiental; avaliar os impactos ambientais causados pelas atividades industriais, comerciais e agropecuárias, bem como suas consequências na saúde, no ambiente e na econômica; e ainda dominar os conhecimentos tecnológicos de gestão do meio ambiente, da sustentabilidade e de resíduos diversos.

Dados do Curso

Tipo: Modalidade: Metodologia: Duração: Carga horária total:
Bacharelado Presencial Híbrido 10 semestres 3800 horas

Matriz nova- atualização 2020

Matriz antiga – atualização 2017

Coordenação

Bianca Christofoli Freitas Queiroz

Possui GRADUAÇÃO em ENGENHARIA CIVIL pela Universidade Paulista – UNIP (2015). Especialização em ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO, pela FAED (2016), e DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR, pela UCAM (2017), Mestrado em Desenvolvimento Regional, pela UNIALFA-GO (2019). Atualmente atua como Coordenadora dos cursos de engenharia civil, engenharia de produção e engenharia ambiental e sanitária, além de docente do departamento de Engenharia na Faculdade de Iporá – FAI. Atuou também como docente do curso de Técnico em Segurança do Trabalho na Instituição de Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, e no Programa Pronatec do Estado de Goiás, e no Instituto Federal Goiano. Além de possuir experiência com Treinamentos na Área de Segurança do Trabalho, por meio de consultoria a CLIMED (Iporá-Go). Ampla experiência como Projetista na região Centro Oeste Goiana. (Texto informado pelo autor)

Apresentação

O Curso de Odontologia da Faculdade de Iporá tem como objetivo principal formar o cirurgião-dentista clínico geral consciente de sua necessidade de aprimoramento constante e capaz de aplicar princípios biológicos, técnicos científicos, éticos, sociais, humanistas e morais para a prestação de assistência odontológica e atenção à saúde, solucionando os problemas de saúde coletiva que estão dentro de sua governabilidade e os problemas de natureza odontológica mais prevalentes na população.

Nível

Bacharelado

Perfil do Egresso

Cirurgião-dentista com formação generalista, humanística, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico. Capacitado ao exercício de atividades referentes à saúde bucal da população, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

Mercado

O profissional possui uma ampla área de atuação em clínicas particulares, hospitais públicos e particulares, unidades de tratamento intensivo, em unidades de saúde pública municipais, estaduais e federais, perícia forense, concursos públicos, atendimento domiciliar (home care), em consultório próprio e se optar pela carreira acadêmica, como docentes em faculdades e universidades. Algumas das áreas de atuação são clínica geral, cirurgia e traumatologia bucomaxilofaciais, harmonização orofacial, odontogeriatria, odontologia do trabalho, patologia bucal, endodontia, periodontia, odontopediatria, ortodontia, implantodontia, prótese, estética, reabilitação oral, odontologia do esporte, dentística, odontohebiatria, dentre outros.

Dados do Curso

Tipo: Modalidade: Metodologia: Duração: Carga horária total:
Bacharelado Presencial Híbrido 10 semestres 4.780 horas

Matriz Curricular

Coordenação

Osmar Martins Ferreira Júnior

Mestre em Odontologia pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Cirurgião-Dentista graduado pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Professor e Coordenador do Curso de Odontologia da Faculdade de Iporá (FAI). Especialista em Ortodontia pelo Centro Universitário Ingá (Uningá).