Bem-vindo a Central de Atendimento ao Acadêmico

A Central de Atendimento Acadêmico está presente na Faculdade de Iporá – FAI para auxiliar em suas dúvidas. É responsável pelos serviços acadêmicos e financeiros. Realiza ações que buscam a satisfação durante a vivência acadêmica.

CALENDÁRIO ACADÊMICO

PORTAL  DO ACADÊMICO – Traz seu curso para seu celular. APP iScholar ou Painel do acadêmico : Você pode acessar informações e serviços em qualquer lugar, por meio deste aplicativo.

Regimento Interno da FAI

MATRICULAS: A matrícula estabelece o vínculo entre o acadêmico e a Faculdade de Iporá – FAI. É procedimento obrigatório de cadastramento do candidato, que após aprovado no vestibular ou processo seletivo, demonstre interesse em fazer parte da FAI.

Matriculas – Calouro

Quem pode Fazer?  Quem foi classificado em uma das formas de ingresso da FAI: vestibular, Enem, portador de diploma

Documentação Necessária? Uma Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento; Uma cópia do Certificado de Reservista (frente e verso);Uma cópia da Cédula de Identidade; Uma cópia da Cédula de Identidade do pai ou mãe para menores de 18 anos; Uma cópia do CPF; Uma cópia do CPF do pai ou da mãe para candidatos menores de 18 anos; Uma cópia do comprovante de residência; Uma cópia do Título de Eleitor; Uma (1) foto 3×4 recente; Uma cópia do Histórico Escolar do Ensino Médio; Uma cópia do Diploma de Conclusão do Ensino Médio. 

Quando fazer? Ler atentamente o edital de matricula, disponibilizado neste site.

Onde entrego a documentação? Na Central de Atendimento ao Acadêmico

Importante: Caso ainda não tenha a comprovação o Ensino Médio no ato da matrícula, precisará apresentar uma declaração emitida pela Unidade escolar, atestando data prevista para entrega dos documentos oficiais.

Caso tenha necessidades educacionais especiais, traga no ato da matricula um laudo original emitido por especialista da área que descreva as especificidades da deficiência ou da necessidade especial, deverá informar os níveis ou área de comprometimento.

A rematrícula é feita em cada semestre, de forma online e dentro do prazo fixado no Calendário Acadêmico, para validação será conferido os seguintes documentos:

  • Declaração de Regularidade com Biblioteca da FACULDADE INTEGRADA DE PALMEIRAS DE GOIÁS – FAI;
  • Declaração de Quitação emitida pelo Departamento Financeiro;
  • Comprovante de Endereço atualizado, caso tenha mudado.

Quem pode fazer?  Veterano que está com sua matricula regularizada no semestre letivo anterior, matriculado ou com trancamento dentro da validade.

Quando fazer? Ler atentamente o edital, disponibilizado neste site; estar atento a cronogramas e datas e informativos

Importante:  É necessário estar em dias com suas obrigações financeiras, acadêmicas e biblioteca para realizar sua rematrícula; matriculas solicitadas fora do prazo terão cobranças de taxas;

Como fazer?

Passo a Passo para a rematrícula:

  1. O acadêmico deverá acessar o site www.paineldoaluno.com.br
  2. Colocar a identificação (número da matrícula) e a senha.
  3. Ir na aba Rematrícula.
  4. Ler atentamente e clicar no link que vai está disponível.
  5. Ir em Matricular, colocar o CPF, Continuar e Será enviado um código para o e-mail do acadêmico que deverá ser inserido na próxima etapa.
  6.  Colocado o código, o acadêmico prossegue a  atualização  os dados caso necessário em seguida selecionar o curso e o próximo período que fará..

O que devo anexar?

  • Termo Aditivo de Bolsa, devidamente preenchido e assinado.

O que é o termo Aditivo de Bolsa? É o contrato de Prestação de Serviços Educacionais entre a Empresa Concedente, FAI e o acadêmico bolsista. Nele consta os compromissos por parte do acadêmico, os quais devem ser cumpridos durante o semestre letivo.

O que acontece, caso não seja cumprido os compromissos?  Não cumprindo os compromissos, o acadêmico perde a bolsa e passa então a pagar as parcelas na pontualidade, de acordo com as planilhas de valores.

procedimento obrigatório de cadastramento do candidato já graduado eu demonstre interesse em fazer parte da Faculdade de Iporá – FAI. Os Documentos para efetuar a Matrícula junto a Central de Atendimento ao Acadêmico, são:

  • Todos os documentos acima citados na matricula do calouro;
  • Uma cópia do Diploma de Graduação, devidamente registrado e histórico;

Importante: Caso tenha interesse aproveitar as disciplinas cursadas, deve solicitar por requerimento e anexar os Planos de Ensino.

O acadêmico matriculado na Faculdade de Iporá – FAI, que tenha cursado disciplinas de nível superior nela ou em outra instituição devidamente regularizada, pode requerer aproveitamento de estudos a ser analisado pelo Colegiado de curso competente e nos termos da legislação em vigor.

Como Fazer? Deverá ser solicitada junto à Central de Atendimento ao Acadêmico por meio de requerimento próprio e anexando o programa da disciplina cursada.

Quando fazer? poderá ser requerido somente nos prazos estipulados no Calendário Acadêmico.

Transferência Interna.

Mudança de Curso ou de Turno

Transferência Interna que é destinada a acadêmicos da Faculdade de Iporá – FAI que queiram mudar de curso ou turno

Como  e Quando fazer? Deverá solicitar, via requerimento, dentro do prazo determinado no Calendário Acadêmico.

Importante – A Central de Atendimento ao Acadêmico deve informar ao requerente que, ao se submeter à Transferência Interna, poderá haver mudança de valores conforme determinado na Portaria de Valores em vigor emitida pela Direção Geral da FAI.

Transferência Externa

É destinada a acadêmicos de outras Instituições de Ensino Superior que gostariam de transferir-se para FAI.

Como e Quando fazer? poderá ser requerido somente nos prazos estipulados no Calendário Acadêmico da FAI

Documentos Necessários: Para solicitar a Transferência, o requerente deverá apresentar os seguintes Documentos:

  • Declaração de vínculo acadêmico, cujo teor expresse, por parte da instituição de origem, que o aluno está regularmente matriculado ou com matrícula trancada, o que também configura vínculo caso os prazos regimentais ainda não tenham sido esgotados;
  • Apresentação do histórico escolar, contendo notas e carga horária das disciplinas cursadas na Instituição de origem;
  • Ementas e conteúdos programáticos das disciplinas cursadas com aproveitamento;
  • Demais documentos solicitados para o processo de Matrícula.

Importante – A transferência poderá ser feita para o mesmo curso, ou ainda, para cursos afins, desde que haja compatibilidade de disciplinas, haja vaga e seja requerida dentro do prazo determinado no Calendário Acadêmico.

O acadêmico pertencente ao Corpo Discente da FAI terá o direito à transferência para outra instituição, desde que suas obrigações contratuais e acadêmicas estejam regularizadas e não esteja respondendo a nenhum inquérito administrativo.

Onde validar? A Validação e o Registro das Atividades Complementares são realizados na Central de Atendimento ao Acadêmico da Faculdade de Iporá – FAI de forma presencial ou online e os Certificados são arquivados na Pasta do Discente.

O que observar? Conforme o Regulamento Próprio, a validação das Atividades Complementares deverá obedecer aos critérios dispostos em regulamento específico.

Quando fazer?  O Acadêmico pode solicitar a validação no decorrer do semestre, porém será finalizado quando estiver concluindo o curso.

A Colação de Grau é o evento culminante da vida do aluno que cumpriu todos os requisitos necessários à conclusão do curso ao qual está vinculado.

Quem pode fazer? Acadêmico que tenha cumprido com aprovação, todos os componentes curriculares de seu curso.

Onde solicitar? Na Central de Atendimento ao Acadêmico, através de requerimento.

Quando solicitar? Após a conclusão do seu curso. Observar datas e cronograma em Edital específico.

Documentação necessária: Ver Edital específico.

Colação de Grau Extemporânea: Realizada para o acadêmico que não pode participar da colação oficial, na data determinada no Calendário Acadêmico.

Quando requerer? Em data determinada no calendário acadêmico.

Onde solicitar? Requer, após a colação de grau na Central de Atendimento ao Acadêmico da Faculdade de Iporá – FAI.

Processos de Diploma:  O processo para expedição do Diploma será efetuado na Secretaria Acadêmica da FAI e encaminhado para registro junto a UFG, conforme determina o parágrafo primeiro do Artigo 48 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,” somente as Universidades tem autonomia para o Registro de diplomas.”

Entregado diploma: A entrega do Diploma é autorizada somente para o seu Titular, ou por Procuração.

Emissão de Boletos:

Como ter acesso ao boleto de taxa de matrícula e minhas mensalidades?

O boleto ficará disponível no Portal do Aluno na aba Financeiro

Parcelas vencidas.

Como proceder? Parcelas vencidas antes de 60 dias, procurar a Central de Atendimento ao Acadêmico para renegociação, preenchendo requerimento com justificativas e propostas.

Após 60 dias, renegociação direta com a empresa de cobranças. DDMno contato (21) 3030 9150

Segunda a Sexta, das 8:00 às 22:00

Horário Acadêmico 2021/01

Aluno

Se quiser obter informações ou tem reclamações sobre grade curricular, nota, aulas ou professores, procure antes a sua Coordenação de curso.

Questões sobre bilhete único, faltas, matrícula, atestados e requerimentos procure a Central de Atendimento FAI.

Central de Atendimento FAI

Vestibular

Informações sobre Vestibular, Procure a Central de Atendimento FAI

Bolsas de Estudos

Informações sobre bolsas de estudo, Procure a Central de Atendimento FAI